Administração Empresarial: entenda tudo sobre este curso!

Avatar

No mundo marcado pelas transformações digitais, cenário empresarial se torna cada vez mais dinâmico e complexo. Nesse sentido, a administração tornou-se um campo essencial para o sucesso das organizações. As empresas passam por desafios constantes, desde as próprias inovações proporcionadas pelas novas tecnologias até mudanças nos comportamentos de consumo, ou mesmo novas demandas por responsabilidade social.

Dentro desse contexto, o papel do administrador não se resume a planejar e organizar, mas envolve liderar com flexibilidade, além de competências socioemocionais desenvolvidas para promover a inovação e garantir que cada decisão contribua para a sustentabilidade e o impacto positivo dentro da organização.

O nosso país é um terreno fértil para o empreendedorismo. Quase 1,5 milhão de novas empresas surgiram só no segundo quadrimestre de 2024, segundo dados do Mapa de Empresas, um aumento de 5% em relação ao mesmo período em 2023. Na contramão, outras mais de 830 mil fecharam as portas, 11,7% a mais que o ano anterior. Dados do IBGE mostram que 48% desses negócios encerram suas atividades dentro de três anos. A principal causa desse cenário é o alto imposto, mas logo em seguida vem outro problema sério: a falta de uma gestão eficiente (Fonte: G1).

Porém, mesmo com muitos novos negócios surgindo, alguns empreendedores enfrentam dificuldades. De acordo com o Sebrae, os problemas mais comuns ao abrir uma nova empresa são: a falta de planejamento, falta de capacidade comercial, má escolha de fornecedores e colaboradores, estoque deficiente, burocracia, carga tributária, falta de recursos financeiros, entre muitas outras.

Com todo esse contexto, formar-se em administração empresarial, hoje, é aprender a lidar com os desafios e desenvolver uma visão ampla do mercado. Os profissionais precisam de habilidades que vão além da técnica e o teórico, ou seja, se adaptar, ser criativo e compreender as pessoas e dinâmicas organizacionais. Com essas demandas na mesa, o curso de Administração Empresarial atende ao presente e se estrutura para o futuro ao capacitar líderes que vão precisar estar aptos para transformar cenários e construir novas oportunidades.

Mas o que é Administração Empresarial?

Segundo o blog da SOU.IS, a administração empresarial engloba o ato de planejar, organizar, coordenar e controlar todos os recursos de uma empresa, desde os físicos até os recursos humanos, ou seja, se trata da supervisão e organização dos recursos para desenvolver a estratégia do negócio.

A função da administração é conduzir a empresa, assim como o capitão conduz o navio em alto-mar, buscando atingir os objetivos e metas traçadas para a organização. Para isso, o administrador deve organizar todas as partes do negócio para que, ao final do processo, seja possível atingir o resultado esperado, ou seja, a administração desempenha um papel mais focado em processos, direcionando ações para aspectos técnicos e estratégicos dentro do ambiente onde atua. Dentre as principais funções de um administrador empresarial, estão:

  • Planejamento: tudo o que envolve a projeção de cenários, além da definição de objetivos, metas, estratégias e ações de toda a empresa.
  • Desenho de processos: se trata de definir e estruturar as etapas, funções e tarefas dos diferentes processos na instituição.
  • Direção e controle: além da definição de planos e processos, como falamos anteriormente, a administração também é responsável pela condução e execução desses passos.
  • Tomada de decisões: a administração deve definir como serão alocados pessoas, recursos e tempo, bem como outras prioridades da empresa.
  • Execução: quando atua nos departamentos especializados, o administrador também pode participar ativamente da execução das tarefas.
Foto-de-uma-administrador-administração-empresarial-2

Como a Administração Empresarial se conecta com o mercado?

O curso de Administração Empresarial vai muito além de ensinar a teoria de negócios, pois o intuito é preparar o profissional para se destacar em um mercado que nunca para de mudar. Em cada matéria, desde planejamento estratégico até o marketing, o aluno deve ser desafiado a resolver problemas reais e desenvolver uma visão prática para entender como ajudar as organizações. Vamos ver alguns pontos de destaque da área no futuro do profissional:

Trata da formação de líderes do futuro

Ser um bom administrador requer mais do que entender números e processos. A pessoa precisa saber liderar com empatia, se comunicar com clareza e tomar decisões rápidas em cenários complexos. O curso forma não apenas gestores empresariais, mas líderes capazes de guiar equipes, inovar e se adaptar ao mercado com flexibilidade e visão.

Desenvolve versatilidade para atuar em diversas áreas

Administração é uma carreira que pode se adaptar ao perfil da pessoa. Com uma base sólida em áreas como finanças, recursos humanos, operações e marketing, é possível explorar setores variados. A especialização oferece uma carreira que evolui com o profissional e abre portas tanto para posições executivas quanto para setores específicos como consultoria, sustentabilidade ou tecnologia.

Administrar para empreender

O curso de administração empresarial é ideal para pessoas que sonham em criar o próprio negócio ou buscam por inovação. Os alunos aprendem a planejar, gerenciar recursos, realizar análises de mercado, tudo visando uma abordagem prática. Projetos de pesquisa e estudos de caso são exemplos de métodos que incentivam o DNA empreendedor.

É um diferencial para ter uma carreira sólida

Para quem busca uma carreira com potencial de crescimento e flexibilidade, o curso de administração é uma escolha estratégica, pois oferece uma base que se adapta ao mercado ao alinhar teoria com prática, além de preparar profissionais para uma trajetória que pode ser moldada conforme os interesses e tendências de cada momento.

O curso de Administração Empresarial vai além de uma formação acadêmica, pois se trata de um investimento em uma carreira com alto grau de adaptabilidade e evolução junto ao mercado. Ao proporcionar uma base sólida e prática, o curso prepara profissionais para liderar com empatia, inovar com segurança e enfrentar desafios complexos com visão estratégica. O profissional pode desenvolver condições para atuar em grandes empresas ou até empreender para construir novas oportunidades. A formação oferece as ferramentas e habilidades essenciais para se destacar no mercado dinâmico e competitivo.

Gostou de saber mais sobre Administração Empresarial? Que tal conhecer os cursos de graduação (presencial ou EAD) e pós-graduação (também presencial ou EAD) da UniDomBosco?

Conheça todos os nossos cursos e as condições especiais para quem quer fazer a sua segunda graduação (ou segunda licenciatura) com a gente, inclusive com a nota do Enem!

O Centro Universitário UniDomBosco possui mais de 400 polos de apoio de ensino a distância credenciados pelo MEC em todas as regiões do Brasil, e conta com mais de 15 mil estudantes matriculados nas modalidades presencial e a distância, em cursos de graduação e pós-graduação. Venha fazer parte da nossa história! Fale agora mesmo com um dos nossos atendentes e comece sua trajetória profissional com o pé direito!