Você possui competências digitais?

Avatar

No mercado de trabalho, há muitos anos, já se escuta falar sobre competências. Mas você já ouviu falar de competências digitais? Aliás, você as possui?

Que o digital faz parte do dia-a-dia de forma bastante presente, isso todos já sabem, mas será que a maioria já tem a consciência de que é preciso estar adaptado a esse novo momento?

Mas, afinal, o que são competências digitais?

Como o próprio nome já diz, são habilidades básicas para viver e atuar nesse mundo cada vez mais digital. É a capacidade de interagir e atuar, não só de forma técnica, mas também, e principalmente, comportamental com os dispositivos tecnológicos.

Não é somente ter habilidades de compreender e/ou criar um software, por exemplo. É ter habilidades que permitem criar soluções, resolver problemas e otimizar tempo, usando como base para isso a tecnologia.

E quais são essas competências?

Muitas são as competências digitais que vemos sendo listadas por profissionais de recrutamento e algumas delas podem até parecer não se relacionarem diretamente com o digital.

Vamos falar de algumas que são colocadas como as principais procuradas para os cargos de liderança no momento atual. Independentemente de você exercer ou não um cargo de liderança, fique atento a essas competências pois elas não devem ser aplicadas somente nesses casos. Além do fato de que um líder sempre busca profissionais com características que se alinhem com as suas.

Seriam elas:

  • Mentalidade de crescimento

Esse tipo de pensamento é o que leva os profissionais a novos degraus de desenvolvimento e crescimento. A mentalidade de crescimento é o tipo de mentalidade dos que acreditam que suas habilidades, competências e inteligências são e podem ser desenvolvidos com o tempo. Ou seja, que com a aquisição de conhecimento e aplicação dos mesmos, o indivíduo se torna cada vez melhor.

Contrário a esse pensamento está o da mentalidade fixa, que acredita que as habilidades, competências e inteligências não se modificam. Ou seja, o que você tem hoje é o que terá para sempre.

Alguém que crê na mentalidade fixa não se adapta ao digital e as transformações que ele traz.

  • Inovação

Essa talvez seja uma das premissas básicas. Inovar, na definição, é fazer algo novo, algo que nunca tenha sido feito ou realizado antes.

Inovar é pensar “fora da caixa” e certamente essa é uma capacidade essencial no mundo digital.

  • Colaboração

Essa capacidade está sempre na lista das necessárias no mercado de trabalho e se faz mais do que necessária quando se trata do digital, isso porque, devido às muitas mudanças, a colaboração entre as pessoas se torna essencial.

  • Habilidade de aprendizado

Se colocar em posição de aprendiz nem sempre é fácil, porém, quando se trata de um assunto que não se domina (mas se pretende), essa é a única forma.

No mercado de trabalho onde o digital se faz tão presente, será cada vez mais comum ver profissionais mais maduros e com cargos mais elevados aprendendo com profissionais mais novos e que estão iniciando sua vida profissional. Os que não estiverem aptos a serem aprendizes vão perder muito.

  • Inteligência emocional

“inteligência emocional é a habilidade de compreender emoções (suas e de outros) e utilizá-las de forma adequada.”

E porque essa capacidade está nesta lista?! Por diversos motivos e, principalmente, porque pessoas inteligentes emocionalmente desenvolvem outras habilidades com mais facilidade, além de conviver melhor com os outros e com as mudanças.

  • Abertura para mudança

E falando em mudanças, uma das capacidades essenciais no mundo digital é a de abertura para a mudança, para o novo.

Aquele que não está disposto a sair da zona de conforto, certamente não é alguém com boas capacidades digitais.

  • Capacidade analítica

A última, mas não menos importante, é a capacidade analítica. A chamada fluência em dados é essencial nesse processo de transformação do mercado.

Saber ler, interpretar e utilizar os dados de forma assertiva e com os objetivos certos é uma das principais habilidades necessárias e das mais requeridas.

Chegando ao final dessa lista, você pode dizer que possui competências digitais? Quais delas precisa adquirir ou melhorar? Escreva nos comentários e continue acompanhando o blog e as redes sociais do UniDomBosco.