Como encontrar vagas de emprego?

Avatar
fila-de-pessoas-para-vagas-de-emorego

Já procurou uma vaga de emprego? Todos aqueles que já procuraram uma colocação no mercado de trabalho, já se fizeram o questionamento sobre quais as melhores formas de buscar vagas de emprego. 

E a resposta para isso certamente não é uma única. A resposta vai depender muito de quem dará essa resposta, do tipo de colocação que se procura, da formação, da localidade, enfim, de muitos fatores. 

Se você acha que existe uma única melhor forma de achar vagas de emprego está enganado e mostraremos nesse artigo o porquê. 

Onde estão as melhores vagas de emprego? 

A pergunta deveria ser “onde estão as melhores vagas de emprego para mim?” 

Isso porque, como já dito no início, muitas são as formas de encontrar vagas de emprego e nem todas funcionam para todos os tipos de profissionais. 

E por isso é essencial que cada profissional conheça bem suas habilidades, saiba quais seus objetivos profissionais e suas pretensões. 

Quando se tem isso claro, saber onde encontrar as vagas de empego também fica mais fácil. 

Um exemplo bem simples que podemos dar é a do jovem aprendiz que quer uma colocação profissional. Ele é estudante ainda, tem restrições de horários, de localidades de atuação.

Tendo claro tudo isso, o ideal seria buscar informações na cidade onde mora sobre programas para jovens aprendizes ou sites de vagas que atendam também esse perfil. Sair de porta em porta entregando um currículo não seria eficaz. Isso porque as informações de um currículo de um jovem aprendiz não são o foco da contratação e nem todas as empresas contratam esse tipo de profissional. 

Com esse exemplo simples fica claro que nem todas as formas de buscar um emprego são para todos. 

Como então achar boas vagas de emprego? 

A primeira dica já foi dada. Busque entender suas habilidades, suas competências, seus objetivos e suas pretensões profissionais. 

Com isso bem estruturado, existem diversas opções de como achar as melhores vagas. 

Os sites de vagas de emprego são muitos e, inclusive, devido a essa quantidade, muitos profissionais acabam perdidos. Uma dica interessante é não pagar inicialmente por nenhum deles e usar o período de teste para entender se aquele site atende as suas necessidades.

Para escolher em quais fazer o teste, a dica é conversar com colegas da mesma área e pedir opiniões e descobrir em quais deles as empresas que te interessam fazem processos seletivos ou buscam vagas. Dessa forma, se você entender que os sites são uma boa opção para você, sua trajetória neles será mais assertiva. 

O Linkedin é uma rede de contato profissional que, além de colaborar no networking, possui duas formas de contato com vagas de emprego.

O networking já é uma excelente forma de encontrar boas vagas de emprego, pois muitas colocações em empresas são preenchidas por meio de indicações.

As vagas de emprego propriamente ditas podem ser encontradas nos posts, tanto de empresas quanto de profissionais da sua área, como também em uma parte dedicada a isso. Essa é uma rede que cresce a cada ano e com isso sua relevância no mercado de trabalho e, por consequência, na oferta e busca de vagas também tem tido destaque. 

Outra forma que costuma ser utilizada por profissionais que buscam colocações muito específicas no mercado ou uma mudança de carreira são os headhunters. Esses profissionais, também chamados de caça-talentos, costumam ser contratados por empresas para buscarem profissionais, porém cada dia mais o inverso tem sido feito e funcionado para muitos profissionais. 

Viram quantas formas de encontrar vagas de empregos? E que não existe a certa e nem a melhor e sim a que mais se adequa a cada perfil e objetivo profissional? Agora, conte nos comentários quais formas você já usou para encontrar vagas de emprego e continue acompanhando o blog do UniDomBosco.