Como usar a tecnologia na educação a favor do nosso ensino superior? A resposta está, principalmente, na personalização da jornada do aluno. A revolução digital trouxe novas possibilidades para diversos setores, e o ensino superior não é exceção.
A coleta — responsável e não invasiva — de dados é um dos grandes potenciais de transformação, já que permite uma personalização mais eficaz das nossas metodologias, principalmente em um contexto moderno no qual o estudante é o centro.
Tecnologia na educação: big data para personalização
Big Data refere-se ao vasto volume de dados gerados continuamente por diversas fontes, incluindo atividades online, interações em plataformas de aprendizado, desempenho acadêmico e muito mais.
A análise desses dados gera inúmeros insights que podem ser utilizados para customizar a educação de acordo com as necessidades, interesses e habilidades individuais de cada acadêmico.
Com a tecnologia na educação, ao observar e entender o que os dados estão dizendo sobre o desempenho de um aluno, suas preferências de aprendizado e seus padrões de comportamento, podemos criar experiências educativas únicas para atendê-lo.
Isso pode incluir recomendações de cursos, materiais de estudo adaptados e jornadas individualizadas, que ajudam os estudantes a progredirem no seu próprio ritmo e de maneira mais assertiva.
Análise de dificuldades
Além disso, o Big Data colabora na identificação precoce de dificuldades. Com a análise contínua dos dados, é possível identificar sinais de alerta que indiquem que uma pessoa está tendo dificuldades em determinada matéria ou está em risco de evasão.
Dessa forma, as instituições conseguem intervir de maneira proativa, oferecendo suporte adicional e recursos personalizados para ajudar na superação das dificuldades para sequência dos estudos.
Capacidade maior de avaliação
Usar Big Data também significa aprimorar a avaliação do desempenho universitário por meio da tecnologia na educação. Em vez de depender apenas de métodos tradicionais, como provas e trabalhos, podemos utilizar uma variedade de dados para obter uma visão mais completa do progresso do aluno, incluindo a análise de participação em atividades online, engajamento em discussões, submissão de tarefas e muito mais.
Com essas informações, podemos fornecer feedback mais detalhado e construtivo, ajudando os alunos a entenderem melhor seus pontos fortes e áreas a serem melhoradas, sejam em hard ou soft skills.
Currículos e proteção de dados
Mais um ponto positivo é a melhoria contínua dos currículos, com a identificação de quais conteúdos são mais bem recebidos pelos estudantes, quais métodos de ensino são mais eficazes e onde há necessidade de ajustes.
Tudo isso, no entanto, precisa ser abordado com um grande rigor ético e dentro da lei. A privacidade dos alunos deve ser uma prioridade, e é fundamental garantir que os dados sejam coletados, armazenados e analisados de maneira segura e em conformidade com as regulamentações de proteção de dados Transparência e consentimento são o norte para construir uma relação de confiança entre os nossos alunos e a comunidade acadêmica no uso do Big Data.

Tecnologia na educação: IA para personalização
Inteligência Artificial e personalização do aprendizado também são dois temas super atuais e que, no fim das contas, estão totalmente conectados. A IA é, hoje, o melhor recurso para customizar a jornada dos nossos alunos, seja em qualquer nível da educação, mas principalmente no ensino superior.
A personalização do aprendizado, facilitada pela tecnologia, promete atender às necessidades individuais de cada estudante, potencializando suas habilidades e o preparando para os reais desafios do mercado de trabalho moderno.
Tradicionalmente, o sistema educacional adota uma abordagem “tamanho único”, na qual o mesmo conteúdo é apresentado a todos de maneira uniforme. No entanto, cada aluno é um ser particular, com diferentes ritmos de aprendizagem, interesses e dificuldades.
A IA, então, oferece uma solução para lapidarmos os futuros profissionais nas universidades em torno dessa individualidade tão rica, permitindo a criação de experiências de aprendizado que serão só daquela pessoa.
Softwares cada vez melhores
Primeiramente, porque os softwares são capazes de realizar análises rápidas e precisas de grandes volumes de dados educacionais, avaliando o desempenho dos acadêmicos e identificando padrões e tendências.
Algoritmos de aprendizado de máquina, por exemplo, detectam dificuldades específicas dos alunos e ajustam automaticamente o conteúdo e a complexidade das atividades.
Em segundo lugar, os sistemas de tutoria inteligente, baseados em Inteligência Artificial, oferecem suporte individual em tempo real, atuando como verdadeiros tutores digitais.
Eles fornecem explicações adicionais, exercícios ajustados e feedback imediato, melhorando a retenção do conhecimento e aumentando a confiança e a motivação dos estudantes.
Trajetórias únicas e ajustadas
A IA também atua ao ajustar dinamicamente o conteúdo e as estratégias de ensino conforme o progresso e as necessidades de cada um. Plataformas de aprendizado adaptativo podem criar trajetórias personalizadas, pelas quais o estudante recebe o material mais relevante para seu progresso, beneficiando ambientes com diversidade de habilidades.
Ao unir todas essas features, as ferramentas têm a função de gerar conteúdo educativo customizado ao utilizar recursos de processamento de linguagem natural (NLP). Elas criam textos, questões e exercícios adaptados ao nível dos alunos e recomendam recursos adicionais alinhados aos seus interesses e necessidades.
Desafios da tecnologia na educação
Embora existam inúmeras vantagens da tecnologia na educação, há sempre o outro lado da moeda e precisamos estar constantemente atentos aos desafios éticos contemporâneos, como, de novo, as garantias de privacidade e segurança dos dados dos estudantes e cuidados com os vieses dos algoritmos.
No fim das contas, o melhor caminho é o da transparência nos processos que usam IA, com inclusão de educadores no desenvolvimento e supervisão dessas tecnologias.
Venha para o UniDomBosco!
No Centro Universitário UniDomBosco, entendemos que a tecnologia na educação é uma aliada incrível, mas precisa ser utilizada sempre com enorme responsabilidade. Aqui, nós usamos o que há de mais moderno para deixar a experiência dos nossos alunos mais completa, interativa e com a dose perfeita de teoria e prática para cada curso.
Gostou de saber mais sobre o assunto?
Venha para uma instituição nota máxima no MEC! E que tal conhecer os cursos de graduação (presencial, semipresencial ou EAD) e pós-graduação (também presencial ou EAD) do UniDomBosco?
O Centro Universitário UniDomBosco possui polos de apoio de ensino a distância credenciados pelo MEC em todas as regiões do Brasil e conta com mais de 15 mil estudantes matriculados nas diferentes modalidades, em cursos de graduação e pós-graduação. Venha fazer parte da nossa história! Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e comece sua trajetória profissional com o pé direito!