Tecnologia da informação: carreira e impacto na vida das pessoas

O episódio #13 do podcast Dom Universitário aborda o tema da Tecnologia da Informação (TI) e seu impacto na vida das pessoas.

Professor convidado

O convidado especial é o professor Paulo Manoel, coordenador dos cursos de análise e desenvolvimento de sistemas e gestão da tecnologia da informação no Centro Universitário Unidombosco.

Trajetória profissional

O episódio começa com uma breve apresentação do professor Paulo Manoel, que fala sobre sua formação em engenharia elétrica e sua trajetória profissional na área de TI. Ele também apresenta os cursos que coordena no Centro Universitário UniDomBosco e destaca a importância da tecnologia da informação na vida das pessoas.

O que faz um profissional de TI

Em seguida, o apresentador pergunta ao professor sobre o que faz um profissional formado em tecnologia da informação hoje em dia.

Ele explica que a TI é uma área bastante ampla e que existem diferentes tipos de profissionais, desde técnicos até tecnólogos e engenheiros. A TI está presente em praticamente todas as áreas da sociedade, desde a indústria até a saúde e a educação.

Formação continuada

Paulo Manoel também fala sobre a importância da formação continuada na área de TI, já que as tecnologias estão em constante evolução. Ele destaca que os profissionais de TI precisam estar sempre atualizados e dispostos a aprender novas tecnologias e ferramentas.

Impacto da tecnologia

O episódio também aborda o impacto da tecnologia da informação na atualidade. A TI tem o objetivo de facilitar a vida das pessoas e criar soluções para os problemas do dia a dia. O professor cita exemplos de tecnologias que estão transformando a vida das pessoas, como a inteligência artificial, a internet das coisas e a realidade virtual.

Dentro das empresas

O apresentador também pergunta sobre a importância da tecnologia da informação para as empresas, e o professor destaca que hoje em dia todas elas, mesmo as mais analógicas, precisam de profissionais de TI para se destacar no mercado e acompanhar as tendências.

As empresas que não investem em tecnologia correm o risco de ficar para trás e perder competitividade. Ele também menciona que as companhias podem contratar profissionais de TI ou terceirizar os serviços para empresas especializadas.

profissionais-de-tecnologia-da-informacao

Formação acadêmica

O episódio trata ainda da importância da formação acadêmica na área de TI. Paulo Manoel destaca que a graduação e os cursos de especialização são fundamentais para que os profissionais de TI possam se destacar no mercado e ter uma carreira de sucesso.

Ele também menciona que a formação acadêmica ajuda os profissionais a desenvolverem habilidades técnicas e comportamentais, como trabalho em equipe, liderança e comunicação.

Análise de dados

O professor também responde sobre o tema da análise de dados, que é um campo em crescimento na TI.

A área é uma técnica que permite extrair informações úteis a partir de grandes conjuntos de dados, se destacando como um ramo muito importante para as empresas, já que permite tomar decisões mais informadas e estratégicas.

Dicas importantes

O programa termina com o professor dando algumas dicas para os estudantes que desejam seguir carreira na área de TI.

Ele destaca a importância de se manter atualizado, de desenvolver habilidades técnicas e comportamentais e de buscar oportunidades de estágio e trabalho na área, que é muito ampla e oferece diversas oportunidades de carreira, desde a programação até a gestão de projetos.

Conclusão

Em resumo, o décimo terceiro episódio do podcast Dom Universitário aborda o tema da Tecnologia da Informação e seu impacto na vida das pessoas.

Convidado da vez, o professor Paulo Manoel destaca a importância da TI para as empresas e para a sociedade em geral, e fala sobre as diferentes oportunidades de carreira na área.

Ele também responde sobre a importância da formação acadêmica e da formação continuada para os profissionais de TI.

O episódio é uma ótima fonte de informação para quem deseja conhecer mais sobre a área de TI e suas possibilidades de carreira.

O participante

– Paulo Afonso Franzon Manoel possui graduação em Engenharia Elétrica e é Mestre em Engenharia Mecânica, Materiais e Processos de Fabricação.

Para saber mais sobre o curso de Gestão de Tecnologia da Informação e fazer sua inscrição, acesse:
– Presencial
– EAD

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 13 completo pelo Spotify.