Os professores conseguem, normalmente, identificar bem o perfil de estudante dentro de uma sala de aula, porém será que você sabe qual é o seu perfil?
E se sabe porque já reparou qual a forma em que aprende melhor, será que entende como isso te auxilia ou te prejudica?
Quando se trata de alcançar o sucesso acadêmico, entender o próprio perfil de estudante é uma ferramenta valiosa. Cada indivíduo possui um conjunto único de habilidades, preferências e métodos de aprendizagem que influenciam diretamente sua jornada educacional. Identificar e compreender esse perfil pode não apenas melhorar o desempenho acadêmico, mas também tornar o processo de aprendizagem mais eficiente e gratificante.
Descobrindo seu Perfil de Estudante
O primeiro passo para entender seu perfil de estudante é o autoconhecimento. Faça uma reflexão sobre suas experiências passadas na escola ou na faculdade. Pergunte a si mesmo:
- Como você prefere estudar? (sozinho, em grupo, ouvindo aulas, lendo materiais etc.)
- Quais são suas disciplinas favoritas e por quê?
- Que tipo de atividades de aprendizagem você acha mais eficazes?
- Quais são seus pontos fortes e fracos acadêmicos?
- Como você lida com o estresse e a pressão dos estudos?
Além disso, considere buscar feedback de professores, colegas de classe ou mentores sobre suas habilidades e estilo de aprendizagem. Testes online e questionários específicos também podem oferecer insights valiosos sobre suas preferências de aprendizagem.
Quais os tipos de perfil de estudante?
Na literatura e nas pesquisas sobre o assunto é possível encontrar vários tipos de perfis. Optamos por falar destes:
- Visual
Os estudantes desse perfil aprendem com mais facilidade quando visualizam o objeto de estudo. Elementos visuais como slides, textos, gráficos permitem com que sua compreensão e entendimentos sobre os assuntos de fato aconteçam.
Isso serve tanto para quando estão em uma sala de aula como quando vão estudar em casa e, por isso, é muito comum esse tipo de estudante fazer mapas mentais, sublinhar os textos que estão sendo lidos, transformar o que estuda em texto ou imagem.
- Auditivo
Esse é o perfil daqueles estudantes que aprendem com muita facilidade escutando, mas para isso é preciso que haja silêncio e o mínimo possível de distrações.
- Cinestésico
O cinestésico é aquele que precisa colocar em prática o aprendizado ou vivenciar na prática. É aquele que aprende em uma viagem ou fazendo um experimento científico.
Normalmente são estudantes mais inquietos em estruturas mais tradicionais de ensino, que acabam por privilegiar os visuais e auditivos.
- Analítico
Esse é o estudante que gosta de entender os detalhes e as partes de um conceito antes de compreender o todo. Divide grandes tarefas em tarefas menores e faz muitas perguntas para entender profundamente um assunto.
- Holístico
O holístico prefere entender o quadro geral antes de se aprofundar nos detalhes. Relacionar conceitos entre diferentes disciplinas e usar analogias para explicar ideias complexas são estratégias eficazes para esse tipo de estudante.
Como usar o seu perfil a seu favor
O primeiro passo é entender qual é o seu perfil e isso pode não ser tão simples como parece. Muitos estudantes, principalmente os que já estão na graduação, sentem dificuldade de entender qual a forma que aprendem com maior facilidade, pois foram moldados pelo sistema educacional a aprender de uma determinada forma.
Como já dissemos, o ensino é muito voltado para o visual e auditivo e, em muitos casos, somente para um deles. Tanto a maneira como é ensinado quanto a maneira como é cobrado, de forma geral, privilegia um tipo de estudante e os outros, ao longo dos anos, ou vivem se frustrando ou se adaptam e aprendem a, literalmente, aprender de outra forma.
Mas é possível, com uma análise pessoal, descobrir em qual perfil você mais se encaixa e, com isso, identificar as melhores formas de usar isso como aliado.
Saber o seu perfil de estudante não é dizer que você é auditivo e por isso nunca mais vai ler um livro, ou que você que é cinestésico não vai ouvir a explicação de um professor. Saber o seu perfil faz com que você use suas características de forma mais assertiva e trazendo melhores resultados.
Faz também com que você, visual, foque mais a atenção em uma apresentação somente auditiva para então captar o máximo possível, por exemplo. As estratégias para aprender usando todos os formatos devem ser criadas, pois o mundo vai trazer todos os tipos de estímulos como forma de aprendizado e deixar de utilizá-los não é, no mínimo, inteligente.
Identificar o seu perfil é abrangente e não limitador, como muitos podem pensar. Quando sei quais meus pontos fortes, eu passo a usá-los de forma estratégica e começo a exercitar os fracos para que eles também possam me servir de aliados e não de “peso morto”.
Pare hoje mesmo e faça essa avaliação para entender qual seu perfil de estudante e começar a ter melhores resultados na sua vida estudantil.
Dicas
Ao reconhecer seu perfil de estudante, você pode adaptar suas estratégias de aprendizagem para aproveitar ao máximo seus pontos fortes e superar com mais facilidade seus desafios. Aqui estão algumas dicas para cada tipo de perfil:
- Visual: Utilize mapas mentais, diagramas e infográficos para organizar informações. Assista a vídeos educacionais e use recursos visuais sempre que possível.
- Auditivo: Ouça palestras gravadas, transforme seus resumos em áudios e participe de debates e discussões em grupo para consolidar seu aprendizado.
- Cinestésico: Pratique exercícios práticos, faça experimentos e envolva-se em atividades que permitam que você aprenda fazendo.
- Analítico: Divida o material de estudo em partes menores, faça muitas perguntas para entender os detalhes e use exemplos concretos para ilustrar conceitos abstratos.
- Holístico: Faça conexões entre diferentes disciplinas e tópicos de estudo, utilize analogias para compreender conceitos complexos e busque entender o contexto geral antes de se aprofundar nos detalhes.
Independentemente do seu perfil de estudante, é essencial lembrar que a flexibilidade e a experimentação são fundamentais para encontrar as estratégias de aprendizagem que são mais eficazes para cada. Não se pode ter medo de tentar novas abordagens e ajustar os métodos de estudo conforme necessário.
Conhecer seu perfil de estudante é uma ferramenta poderosa que pode transformar a experiência acadêmica. Ao identificar suas preferências de aprendizagem e pontos fortes, é possível adaptar as estratégias de estudo para maximizar opotencial acadêmico.
Lembre-se também que não existe um perfil de estudante melhor ou pior. O importante é encontrar o que funciona melhor para cada um e usar isso de forma estratégica. Então, agora que você sabe qual é o seu perfil de estudante, está pronto para ter uma jornada de aprendizado mais eficaz e gratificante?
Agora, escreva nos comentários qual seu perfil de estudante e continue acompanhando o blog e as redes sociais do UniDomBosco para se manter sempre atualizado.