Não há quem pelo menos não tenha escutado dizer que dia 1º de abril é Dia da Mentira.
E a maioria certamente em algum momento da vida já foi pego em alguma pegadinha desse dia.
Mas afinal, por que o dia 1º de abril é Dia da Mentira?
Muitas são as versões pelo mundo afora do porquê dessa data que, se você não sabia, é mundial.
A versão mais aceita pela maioria é a de que o “April Fools day” (dia dos bobos de abril), como é chamado nos países de língua inglesa, surgiu devido a uma mudança no calendário que era utilizado na França, no século XVI.
O ano novo era comemorado tradicionalmente no dia 25 de março, coincidindo com o início da primavera, que é considerado um momento de renovação e início de um ciclo. O ano novo, então, era comemorado até o dia 1º de abril.
No ano de 1563, o rei francês Carlos IX propôs a mudança, que foi aprovada pelo parlamento, de que o ano novo se iniciasse no dia 1º de janeiro.
Muitos ficaram insatisfeitos e não aceitaram a mudança e começaram a ser “zoados” e serem chamados de Poisson d’avril (tolos de abril).
Diz-se que a partir daí o costume de fazer piadas e brincadeiras no 1º de abril ganhou força e foi sendo levada ao restante do mundo.
Porém, alguns estudiosos dizem que muito antes disso já existiam relatos de que o Dia da Mentira já acontecia antes, desde a Antiguidade, provavelmente.
E como são as brincadeiras de 1º de abril?
No Brasil, é comum que sejam pregadas as famosas “pegadinhas” ou “peças”. É comum enganar os familiares e amigos e, com a tecnologia, até pegadinhas online pelo whatsapp viraram moda nos últimos anos.
Mas não são somente as pessoas comuns que brincam no Dia da Mentira e muitos famosos também fazem anúncios bombásticos nesse dia e depois desmentem, o que acaba atraindo bastante mídia em alguns casos. Alguns costumam pregar peças em outros famosos, o que também gera bastante destaque.
Algumas empresas, inclusive multinacionais, também já se utilizaram dessa data como forma de chamar a atenção do seu público e focar os holofotes, nesta data, para sua marca.
Seja de forma “caseira” ou como marketing, esse dia, que já é comemorado há muito tempo, deve ser visto como uma brincadeira e não como a fomentação de trotes agressivos, desonestos, ou até mesmo a intensificação do bullying, prática infelizmente muito vista nos dias de hoje.
Conte nos comentários qual foi a melhor pegadinha de 1ª de abril que você já viu.
Continue acompanhando o Blog e as redes sociais para ficar por dentro das novidades e verdades da área educacional e do mercado de trabalho.