Redes sociais e trabalho

Avatar
homem-no-celular-usando-redes-sociais

Quem não possui algum perfil em uma rede social nos dias de hoje pode até ser considerado pela maioria como “estranho”. Mas, mais do que isso, hoje em dia as redes sociais fazem parte do dia-a-dia das pessoas e da maior parte de muitas empresas também. 

Com isso, inclusive, muitas pessoas acabam tendo perfis em algumas redes que não teriam, porém as utilizam como forma ou ferramenta de trabalho. 

Hoje podemos dizer que a relação redes sociais e trabalho é uma relação “íntima”. Porém, será que é uma relação saudável? 

Quanto tempo as redes sociais te consomem? 

Pesquisas mostram que as pessoas ficam, em média, 12 horas por semana em redes como Instagram e Whatsapp, e mais a mesma quantidade em redes de vídeos, como Youtube. 

Outras dizem que o alto nível de exposição às telas tem sido prejudicial em muitos aspectos. 

Enfim, de forma bem simples, podemos ver o quanto de tempo as redes têm consumido o tempo das pessoas. E será que de forma produtiva? Certamente ao ler, você mesmo já sabe que nem todo o tempo que passa nelas tem como objetivo produtividade e aprendizado. E não é um problema, entretenimento é também essencial e faz bem à saúde. A questão é o equilíbrio. 

E esse equilíbrio deve ser visto como prioridade, tanto para as empresas como para os empregados. Não é porque, por exemplo, o whatsapp é uma ferramenta de trabalho, que as mensagens devem ser enviadas e respondidas em qualquer dia e horário.  

Devo misturar vida pessoal e profissional nas redes sociais? 

Essa é uma questão que envolve muitas coisas e por isso deve ser pensada também dessa forma.  

Existem redes como o Linkedin, que tem como foco primordial a vida e as relações profissionais. Portanto, deve ser usada dessa forma

Já redes como Instagram e Whatsapp foram criadas, inicialmente, com foco na vida pessoal e, aos poucos, foram mesclando as duas coisas e é nesse momento que muitas pessoas se perderam e tiveram problemas. 

Um deles é o que já foi falado, de deixar o tempo consumido nelas ser muito extenso, prejudicando tanto a vida pessoal quanto a profissional. Estar conectado 24 horas não é algo benéfico.  

Outra questão que traz muitas dúvidas é sobre usar essas redes misturando a vida profissional e pessoal, e para ela não existe uma resposta correta. 

Depende do tipo de trabalho, dos objetivos, porém o ponto principal deve ser sempre de pensar com bom senso. Será que expor sua vida pessoal em um perfil profissional pode confundir as pessoas? Será que alguns não conseguirão separar o profissional do pessoal? Será que, como dizem, humanizar o perfil profissional é, de fato, importante? Vou me sentir bem, mostrando certos aspectos da minha vida pessoal para pessoas que não são do meu círculo de amizades? Estou pronto para receber possíveis críticas? Essas e muitas outras questões precisam ser ponderadas. 

Além do fato de que, nos dias de hoje, tudo o que é publicado pode, de alguma forma, ser usado contra você. Existem casos, por exemplo, de demissões por justa causa devido a publicações em redes sociais. Alguns recrutadores verificam as redes nos processos de seleção. Enfim, as redes sociais não são hoje somente um local onde os amigos se relacionam e trocam informações. A relevância e alcance são em níveis diferentes. 

Por isso tudo é que a relação redes sociais e trabalho pode ser chamada de íntima. Porém, essa intimidade precisa ser avaliada com bastante atenção e cuidado. 

São óbvios os benefícios das redes para o trabalho, as relações e os mercados. Entretanto, como já dito, tudo precisa ser visto com equilíbrio e bom senso. 

O tempo, os conteúdos e a forma precisam estar em constante análise. 

Conta se você já tinha pensado nessa relação entre redes sociais e trabalho dessa forma e com esse olhar. Escreva nos comentários e continue acompanhando o blog do UniDomBosco.