Muito se tem escutado sobre iniciativas de diversidade e não só no meio empresarial.
Mas muitos ainda sequer entendem o que seria a diversidade e como e por que essas iniciativas têm se tornado tão significativas.
Para começar, vamos falar o que é diversidade
Diversidade significa variedade, pluralidade, diferença. É um substantivo feminino que caracteriza tudo que é diverso, que tem multiplicidade.
Diversidade é a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si, ex.: diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade étnica, linguística, religiosa etc.
Parece até, lendo a definição, que não existiria a necessidade de iniciativas de diversidade nas empresas, já que em um país tão diverso como o Brasil isso seria meio óbvio.
Porém, na verdade, temos uma diversidade pouco real ainda, em muitos espaços empresariais. Poucas são as diferenças culturais, biológicas, étnicas, o que mostra a importância e a necessidade de mudanças.
As iniciativas de diversidade nas empresas devem ser muito mais do que falar sobre diversidade e inclusão. Elas precisam demonstrar de fato.
E, mais do que isso, é preciso entender que as pesquisas mostram que empresas com uma cultura organizacional permeada na diversidade obtêm melhores resultados.
Desde o processo seletivo de uma empresa é possível enxergar o seu posicionamento com relação ao tema. Empresas que delimitam para seus cargos quesitos como idade, gênero e outros mostram a não aceitação da diversidade, por exemplo.
Por ser um processo, infelizmente não tão simples para todos, algumas dicas podem ajudar a inserir o assunto e, mais do que isso, a entender a diversidade já existente, como: a criação de um comitê de diversidade, comemoração de datas de grupos minoritários, cursos e palestras sobre o tema.
Pequenas iniciativas, mas que retratam a busca pelo entendimento e a prática da diversidade e que, aos poucos, vão se consolidando e construindo uma cultura organizacional na qual ela de fato exista.
Para ajudar empresas nesse processo existem, por exemplo, outras empresas criadas com esse viés e que oferecem recrutamentos, treinamento, consultorias, entre outras soluções. Podemos citar:
https://maisdiversidade.com.br/
https://ckzdiversidade.com.br/
https://www.transempregos.com.br/
Essas iniciativas colaboram tanto com as empresas, quanto com aqueles que, de alguma forma, buscam ingressar no mercado de trabalho e sentem dificuldade devido a tantos obstáculos que a falta de uma cultura de diversidade traz.
Entretanto, é mais do que essencial entender que as iniciativas de diversidade e inclusão são primeiramente iniciadas pela mudança de pensamento individual. Empresas são feitas de pessoas e enquanto as pessoas não “vestirem a camisa”, dessa e de tantas outras causas importantes, as mudanças não acontecerão.
Então, antes de buscar uma empresa que tenha como cultura a diversidade, olhe para dentro e veja se ela faz parte de você e dos seus valores. Caso não faça, busque conhecimento sobre, dialogue mais, faça a sua parte, pois só assim de fato as iniciativas criadas terão os efeitos desejados.
Tinha pensado nisso? Escreva nos comentários outros assuntos que você gostaria de ler por aqui e continue acompanhando o Blog e as redes sociais do UniDomBosco.