Por que estudar História?

O episódio 37 do podcast Dom Universitário discute a importância de estudar história e como essa área tem evoluído ao longo do tempo, abrindo diálogos com outras áreas do conhecimento.

O episódio conta com a participação da professora Gisele Thiel, coordenadora da graduação na área no UniDomBosco, e Kristian Kavulack, estudante do curso.

O que leva alguém a estudar história?

O programa começa com uma conversa entre Cristian e Kristian sobre o que os motivou a estudar história e como essa área se relaciona com outras áreas do conhecimento.

O aluno conta que sempre teve curiosidade sobre a história e que, mesmo tendo se formado em direito, decidiu voltar a estudar história para se aprofundar mais no assunto.

Gisele, por sua vez, aproveita o gancho para destacar a importância da história para o direito, já que muitas questões jurídicas têm raízes históricas.

frase-do-episodio-sobre-por-que-estudar-historia

Fontes históricas

Em seguida, os participantes discutem como as fontes históricas são utilizadas para compreender eventos e processos históricos.

Kristian destaca a importância de se analisar diferentes tipos de fontes, como documentos oficiais, relatos de testemunhas e artefatos históricos, para se ter uma compreensão mais completa dos eventos históricos.

A professora acrescenta que a análise crítica das fontes é fundamental para se evitar interpretações equivocadas da história.

Relação com outras áreas

Os convidados também discutem como a história tem se relacionado com outras áreas do conhecimento ao longo do tempo.
Kristian diz acreditar que a história tem sido cada vez mais interdisciplinar, abrindo diálogos com áreas como a antropologia, a sociologia e a psicologia.

Gisele completa ao dizer que a história também tem sido importante para a compreensão de questões contemporâneas, como a justiça social e a democracia.

frase-do-episodio-sobre-por-que-estudar-historia

A importância do curso de História

Ao longo do episódio, os participantes também discutem a importância do curso de história para a formação dos estudantes.

O estudante diz que o curso de história permite que os estudantes desenvolvam habilidades como a análise crítica, a pesquisa e a escrita, que são fundamentais para diversas áreas profissionais.

Além disso, eles também falam sobre como o curso de história pode contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes, destacando que o estudo da história permite que os estudantes compreendam melhor o mundo em que vivem, entendam as raízes de problemas sociais e políticos e desenvolvam uma visão mais ampla e contextualizada da realidade.

Preservação da memória e da identidade

Outro ponto abordado no episódio é a importância da história para a preservação da memória e da identidade cultural.

O estudo da história permite que as pessoas conheçam melhor sua própria história e cultura, o que é fundamental para a preservação da identidade cultural de um povo.

A professora lembra que a história também é importante para a preservação da memória de eventos traumáticos, como ditaduras e genocídios, para que esses eventos não sejam esquecidos e para que se possa aprender com os erros do passado.

Construção do futuro

Por fim, aluno e professora destacam que o estudo da história é fundamental para a construção de um futuro melhor.

Eles afirmam que a história permite que se compreenda melhor os processos de mudança social e política, o que é fundamental para a construção de sociedades mais justas e democráticas.
O estudo da história permite que se compreenda melhor as raízes de problemas contemporâneos, como o racismo e a desigualdade social, o que é fundamental para a busca de soluções mais efetivas para esses problemas.

Conclusão

Em resumo, o episódio 37 do podcast Dom Universitário discute a importância de estudar história e como essa área se relaciona com outras áreas do conhecimento.

Os participantes destacam a importância das fontes históricas, da interdisciplinaridade, da formação de cidadãos críticos e conscientes, da preservação da memória e da identidade cultural e da construção de um futuro melhor.

O episódio é uma ótima fonte de informação e reflexão para quem se interessa pelo estudo da história e suas múltiplas possibilidades.

H3: Participante
Gisele Thiel é graduada em Pedagogia, mestre em História e doutora em Letras. Experiência de docência nos cursos de Graduação em Letras, Pedagogia e coordenadora de cursos na área de humanas no Centro Universitário UniDomBosco.

Para saber mais sobre o curso de História e fazer sua inscrição, acesse o site por aqui.

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 37 completo pelos nossos canais do YouTube e Spotify.