Odontologia do futuro: ensino e profissão

O episódio 20 do podcast Dom Universitário aborda o tema “Odontologia do Futuro – Ensino e Profissão”, trazendo uma discussão sobre as mudanças e desafios que a odontologia enfrenta atualmente, tanto no âmbito do ensino quanto da profissão em si.

Adaptação para o remoto

O episódio começa com uma breve introdução dos participantes da live, que são professores e alunos do curso de odontologia do Centro Universitário UniDomBosco.

Em seguida, os convidados abordam a transição do ensino presencial para o ensino remoto, que ocorreu de forma rápida e eficiente em decorrência da pandemia de COVID-19 à época da gravação do podcast.

Eles destacam a importância da tecnologia e da adaptação dos professores e alunos para o sucesso dessa transição.

Panorama da profissão

A conversa então parte para a apresentação de traz dados sobre a profissão de cirurgião-dentista no Brasil, destacando que cerca de 20% dos profissionais de odontologia do mundo estão atuantes no país.

Os professores falam sobre a importância de se posicionar em relação à profissão e ao mercado de trabalho e destacam a necessidade de se manter atualizado e buscar especializações para se destacar no mercado.

Materiais dentários

O tema segue para a importância dos materiais dentários na odontologia e a evolução desses materiais ao longo dos anos.

Nesse contexto, é fundamental o papel da pesquisa e da inovação na odontologia, e, mais uma vez, destaca-se a necessidade de se manter atualizado sobre as novas tecnologias e técnicas.

Interdisciplinaridade

Durante o episódio, os participantes também discutem sobre a importância da interdisciplinaridade na odontologia, destacando a necessidade de se trabalhar em conjunto com outras áreas da saúde para oferecer um atendimento mais completo e eficiente aos pacientes.

Ética

Outro tema abordado na live é a importância da ética na odontologia, tanto no âmbito profissional quanto no ensino. Os professores destacam a necessidade de se manter sempre atualizado sobre as normas e regulamentações da profissão, e de se manter uma conduta ética e responsável em todas as atividades relacionadas à odontologia.

profissional-de-odontologia-no-consultorio

Formação em Odontologia

Além disso, os participantes ainda discutem sobre o quão crucial é ter uma formação de profissionais mais humanizados na odontologia, que sejam capazes de entender as necessidades e expectativas dos pacientes e oferecer um atendimento mais acolhedor e personalizado.

Pesquisa

Outro tema abordado é pesquisa na odontologia, extremamente importante tanto no âmbito acadêmico quanto profissional. Os professores concordam em relação à necessidade de se investir em pesquisas e estudos para o desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias que possam melhorar a qualidade do atendimento odontológico.

Futuro da Odontologia

Por fim, eles traçam expectativas para o futuro da odontologia, destacando a importância da inovação e da tecnologia para o desenvolvimento da profissão, e também destacam a necessidade de se manter atualizado e buscar especializações para se destacar no mercado de trabalho.

Conclusão

Em resumo, o vigésimo episódio do podcast Dom Universitário traz uma discussão rica e abrangente sobre a odontologia do futuro, abordando temas como a transição para o ensino remoto, a importância da interdisciplinaridade, da ética e da humanização na odontologia, além da importância da pesquisa e da inovação para o desenvolvimento da profissão.

Participante

Apresentador do episódio, o professor Luiz Vicente Lopes possui graduação em Odontologia, especialização em Ortodontia, especialização em Odontopediatria e mestrado em Odontologia (Ortodontia). É coordenador do Curso de Odontologia do Centro Universitário UniDomBosco, Membro da Associação Paranaense de Ortodontia e Ortopedia Facial e da Associação Brasileira de Odontologia-PR.

Para saber mais sobre o curso de Odontologia do UniDomBosco e fazer sua inscrição, acesse o site por aqui.

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 20 completo pelo Spotify.