O episódio #68 do podcast Dom Universitário discute o uso das tecnologias na educação e traz insights valiosos sobre como podemos incorporá-las em nossas aulas. O programa começa com a apresentação dos cursos de licenciatura do Centro Universitário UniDomBosco e a discussão sobre a utilização de tecnologias digitais como um recurso possível nas aulas.
Importância e experiências com a tecnologia
A professora Daíne Cavalcante da Silva é a convidada do episódio e compartilha suas experiências com o uso das tecnologias em suas pesquisas. Ela destaca a importância de integrar o conhecimento tecnológico com o conhecimento pedagógico e de conteúdo para que os professores possam planejar e adaptar o uso das tecnologias de acordo com as necessidades dos estudantes.
A professora Gisele Thiel, que coordena as licenciaturas de Filosofia, Sociologia, Letras e História, também participa e conduz a discussão, ressaltando a relevância de aprender com os estudantes e suas habilidades tecnológicas. Ela afirma que os estudantes podem trazer novas possibilidades e conhecimentos que os professores não possuem, e que essa troca é muito valiosa para o processo de ensino e aprendizagem.
Planejamento do uso da tecnologia
Durante a conversa, as professoras discutem sobre a importância de planejar o uso das tecnologias e adaptá-las de acordo com as necessidades dos estudantes. Elas destacam que não basta apenas decidir usar um aplicativo ou ferramenta tecnológica em sala de aula, mas é preciso planejar e pensar em como isso pode ser integrado ao conteúdo e às atividades pedagógicas.
Usos diversos
A professora Daíne destaca que as tecnologias podem ser usadas de diversas formas, desde a criação de materiais didáticos até a realização de atividades em grupo e a comunicação com os estudantes. Ela ainda ressalta que é importante conhecer as ferramentas disponíveis e escolher aquelas que melhor se adequam às necessidades dos estudantes e do conteúdo.
Desafios e formação de professores
As professoras também discutem sobre os desafios do uso das tecnologias na educação, como a falta de acesso à internet e a necessidade de capacitação dos professores para o uso das ferramentas. Elas concordam que é importante pensar em soluções para esses desafios, como a criação de materiais offline e a oferta de capacitação para os professores.
Outro ponto importante discutido no episódio é a importância de avaliar o uso das tecnologias na educação. As professoras destacam que é preciso avaliar não apenas o uso das ferramentas, mas também o impacto que elas têm na aprendizagem dos estudantes. Elas ressaltam que é vital pensar em avaliações formativas, que permitam aos estudantes e aos professores identificar pontos fortes e fracos e adaptar o uso das tecnologias de acordo com esses resultados.
Ao longo do episódio, as professoras também discutem sobre o papel das tecnologias na formação de professores. Elas destacam que é importante que os professores estejam preparados para o uso das tecnologias, não apenas em sala de aula, mas também em sua formação e pesquisa. Elas ressaltam que as tecnologias podem ser usadas para aprimorar a formação dos professores, permitindo que eles acessem materiais e recursos de diferentes partes do mundo e se conectem com outros profissionais da área.
Conclusão
Por fim, as professoras destacam que o uso das tecnologias na educação não é uma solução mágica para todos os problemas, mas sim uma ferramenta que pode ser usada de forma estratégica para melhorar a aprendizagem dos estudantes. Elas ressaltam que é importante pensar em como as tecnologias podem ser integradas ao conteúdo e às atividades pedagógicas, e que isso requer planejamento e adaptação constante.
Em resumo, o episódio #68 do podcast Dom Universitário discute o uso das tecnologias na educação e traz insights valiosos sobre como podemos incorporá-las em nossas aulas. As professoras destacam a importância de integrar o conhecimento tecnológico com o conhecimento pedagógico e de conteúdo, planejar o uso das tecnologias de acordo com as necessidades dos estudantes, avaliar o uso das tecnologias na aprendizagem e capacitar os professores para o uso das ferramentas.
Elas também discutem sobre os desafios do uso das tecnologias na educação, como a falta de acesso à internet e a necessidade de avaliar o impacto das ferramentas na aprendizagem dos estudantes.
Além disso, as professoras destacam o papel das tecnologias na formação de professores e ressaltam que o uso das tecnologias na educação não é uma solução mágica para todos os problemas, mas sim uma ferramenta que pode ser usada de forma estratégica para melhorar a aprendizagem dos estudantes.
As participantes
Gisele Thiel é graduada em Pedagogia, mestre em História e doutora em Letras. Experiência de docência nos cursos de Graduação em Letras, Pedagogia e coordenadora de cursos na área de humanas no Centro Universitário UniDomBosco.
Daíne Cavalcanti da Silva é Doutoranda e Mestre em Educação. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa. Graduada em Letras Português Inglês e respectivas Literaturas e em Pedagogia.
Para saber mais sobre os cursos de Graduação do UniDomBosco, acesse o site por aqui.
Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.
Acesse o episódio 68 completo pelos nossos canais do YouTube e do Spotify.