Muitos são os que sonham em prestar um concurso público e garantir estabilidade financeira, de carreira, benefícios, entre outros.
Porém, prestar um concurso público requer, além de estudo (muito estudo na maioria deles), preencher alguns requisitos básicos.
A leitura do edital de um concurso público é primordial
Cada concurso público tem requisitos específicos, porém alguns são básicos e vamos falar sobre eles.
- Nacionalidade brasileira
O candidato para prestar um concurso público no Brasil precisa ter nacionalidade brasileira. Não importando se é nata ou adquirida.
- Idade mínima
Para poder assumir um cargo público é preciso ter, no mínimo, 18 anos.
- Escolaridade mínima
Cada concurso estabelece uma escolaridade mínima, de acordo com as atribuições do cargo. Para assumir o cargo é preciso apresentar os documentos que comprovem a escolaridade exigida.
- Estar em dia com as obrigações militares (para os homens)
É preciso estar quite com as obrigações militares, apresentando comprovação.
- Estar em dia com as obrigações eleitorais
É necessário estar em dia com a justiça eleitoral, tendo comprovante das últimas eleições ou a certidão de quitação eleitoral.
- Aptidão física e mental
Para assumir o cargo é preciso comprovar capacidade física e mental para ele. Cada concurso tem uma exigência diferente e a comprovação é feita por meio de testes e exames.
Cada concurso público tem uma especificidade e por isso outros requisitos podem ser requeridos
Dependendo do tipo de cargo, existem requisitos bem específicos como:
- Altura mínima e máxima;
- Experiência profissional mínima;
- Local determinado de residência;
- Não ter ações penais ou passagem pela polícia;
- Não ter nome sujo.
Além da atenção aos detalhes de exigências, é preciso se concentrar nos estudos
Estudar para um concurso público requer muita disciplina e empenho do candidato. Quanto maior o salário e maior a exigência de escolaridade, maior a dificuldade da prova.
Para aqueles estudantes que, já na graduação, entendem que têm como objetivo prestar um concurso público, a dica é se manter atento aos editais e já manter uma rotina de estudos.
Claro que com os estudos para a própria graduação, esse não deve ser o foco principal, porém manter essa rotina colabora bastante no processo de estudo focado para o concurso.
Alguns especialistas indicam que os estudantes, ainda na graduação, prestem algumas provas para irem se acostumando com o processo, que em alguns casos difere bastante dos vestibulares.
É importante ter em mente que o caminho dos concursos não é simples e, para a maioria, de muitos anos de estudo e dedicação. Porém, para quem tem isso como objetivo, é preciso estabelecer metas e seguir em frente.
Gostando do nosso conteúdo? Continue seguindo o Blog UniDomBosco.