O que é Mindset e como influencia suas ações?

Avatar

Você, provavelmente, já ouviu o termo mindset. Este é um termo em inglês que, se desmembrarmos, tem-se a palavra “mind” (que significa mente) e o termo “set”, que tem diversas traduções, mas, que neste contexto, pode ser entendido como configuração. Assim, em uma tradução direta, podemos dizer que mindset é “configuração da mente”.

A maneira como uma pessoa pensa é um processo complexo e multifacetado que envolve o cérebro e a mente. Além disso, é um fenômeno que é influenciado por uma variedade de fatores internos e externos. O pensamento é a capacidade de processar informações, resolver problemas, tomar decisões e formar julgamentos.

Mas, afinal, como o mindset pode influenciar minhas ações?

O que é Mindset?

De acordo com o G4 Educação, uma outra compreensão para o termo mindset é traduzindo-o como “mentalidade” que, apesar de contribuir no entendimento, não esclarece tudo o que o conceito representa.

Como já vimos, o mindset é um conjunto de crenças que moldam como você entende o mundo e a si mesmo. Ele influencia como você pensa, sente e se comporta em qualquer situação. 

Desta forma, o mindset é uma série de autopercepções ou crenças que as pessoas têm sobre si mesmas. Estes determinam o comportamento, a perspectiva e a atitude mental. Por exemplo, acreditar que você é ‘inteligente’ ou ‘não inteligente’.

E, nos últimos anos, esta terminologia tornou-se bem popular. Quer saber como? O conceito, entendido no contexto do desenvolvimento pessoal, foi cunhado pela psicóloga Carol Dweck, da Universidade de Stanford e publicado em 2017 no livro “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso”.

imagem-escrito-mindset

Por que o Mindset é algo subjetivo?

O mindset de uma pessoa é algo subjetivo, moldado a partir da forma com que ela interpreta as informações cotidianas sob sua ótica. 

Uma pessoa com síndrome do impostor, por exemplo, tem sempre a sensação de que suas conquistas são única e exclusivamente atribuídas à sorte – nunca à própria competência. Apesar de ela ter todas as evidências de que consegue fazer (e de fato faz) um bom trabalho, a forma com que ela interpreta os fatos é distorcida e, por isso, constrói uma mentalidade onde entende que não consegue fazer nada bem, o que traz consequências ruins para ela (fonte: Etalent).

Como ele é formado?

Como vimos, o mindset refere-se à mentalidade de uma pessoa, determinando como ela percebe e reage a situações da vida. Esta mentalidade é moldada por uma combinação de fatores, tornando cada indivíduo único em sua forma de pensar e agir. 

Assim, de acordo com o IBC (Instituto Brasileiro de Coaching), os principais elementos que influenciam a formação do mindset incluem:

  • Personalidade: Características inatas do indivíduo.
  • Histórico de vida: Experiências vividas, sejam elas positivas ou negativas.
  • Relações sociais: Influência das pessoas com quem se convive, como amigos e família.
  • Cultura: Ambiente cultural em que o indivíduo cresceu e vive, incluindo tradições e valores.
  • Formação individual: Inclui a influência da família, valores, tradições religiosas e educação.
  • Ambientes frequentados: Locais e contextos que o indivíduo frequenta regularmente.
  • Profissão: Atividades profissionais e responsabilidades diárias.
  • Interesses e hobbies: Passatempos e atividades que a pessoa gosta de fazer.
  • Objetivos de vida: Metas, sonhos e aspirações que o indivíduo almeja alcançar.

Desta forma, a interação desses elementos, bem como a introdução de novas experiências ou ambientes, pode alterar ou reforçar o mindset ao longo do tempo. Por exemplo, a prática de um esporte pode ajudar uma pessoa anteriormente sem disciplina a desenvolver maior disciplina e resiliência.

Quais são os tipos de Mindset?

Existem diferentes tipos de mentalidades, que se referem às crenças, atitudes e padrões de pensamento que uma pessoa adota. Esses mindsets podem influenciar significativamente a maneira como alguém aborda desafios, oportunidades e a vida em geral. 

Veja os tipos de mindsets:

Mindset Fixo (Fixed Mindset): 

Pessoas com um mindset fixo acreditam que suas habilidades, inteligência e talentos são inatos e não podem ser substancialmente melhorados. Elas tendem a evitar desafios, evitam o esforço e desistem facilmente diante de obstáculos, temendo o fracasso.

Mindset de Crescimento (Growth Mindset): 

Em contrapartida, o mindset de crescimento é caracterizado pela crença de que as habilidades e a inteligência podem ser desenvolvidas através do esforço, da aprendizagem e da persistência. 

Pessoas com um growth mindset veem o fracasso como uma oportunidade de aprendizado e tendem a abraçar desafios.

Como desenvolver o Mindset de crescimento?

Um dos principais ensinamentos de Dweck é que é possível mudar seu mindset e desenvolver o mindset de crescimento. Algumas dicas da escritora incluem (fonte: G4 Educação):

  • Desenvolva sua percepção: aprenda a se observar e a identificar quais são as crenças limitantes que prejudicam seu desenvolvimento;
  • Escolha seus desafios: conscientize-se de que você não vai ser bom em tudo, especialmente ao mesmo tempo. Então escolha no que vai colocar seus esforços e quais são seus objetivos;
  • Acolha os obstáculos: inspire-se em Michael Jordan (ex-jogador de basquete) e saiba que errar faz parte de aprender e se tornar melhor em algo. Portanto não deixe que obstáculos impeçam seu avanço;
  • Aprenda: desenvolva o hábito de ver tudo com olhos de aprendiz, especialmente quando tiver a oportunidade de estar com pessoas que sabem mais do que você e busque conhecimento em suas experiências diárias;
  • Tenha paciência: desenvolver-se, seja no âmbito pessoal ou profissional, leva tempo, portanto, seja paciente com as suas conquistas e processo.

É possível mudar o Mindset?

A forma de pensar pode sim ser mudada. É importante que a vontade de mudar, sair da zona de conforto e se aprimorar seja grande. E é por isso que para mudar o seu mindset, há algumas dicas importantes que podem te nortear. Em resumo:

  • Identifique as suas crenças;
  • Tome uma decisão;
  • Mantenha o novo pensamento.

Esses três passos são simples, mas não são fáceis de cumprir. Até porque o desafio é não ter nenhum tipo de crença que te limite a crescer, certo? 

O importante é ter a evolução como a maior e melhor base da sua vida. Portanto, deixe de lado aquilo que te deixa confortável. Corra atrás de críticas sólidas que te façam expandir e melhorar (fonte: Monetizze).

O que a psicologia tem a ver com Mindset?

A psicologia está intimamente relacionada com o conceito de mindset, pois explora como as crenças, experiências e fatores psicológicos moldam a maneira como as pessoas pensam e agem. Ela ajuda a entender a formação de diferentes tipos de mindset, como o de crescimento, positivo, resiliência, entre outros. 

Além disso, a psicologia oferece ferramentas para mudar padrões de pensamento negativos e promover mindsets saudáveis. A colaboração entre a psicologia e o conceito de mindset é essencial para o desenvolvimento pessoal e a promoção do bem-estar mental.

Como é o curso de Psicologia na UniDomBosco?

O curso de graduação presencial em Curitiba de Psicologia do UniDomBosco, em funcionamento há mais de 18 anos em Curitiba, traz a diversidade teórica e conceitual com o objetivo de formar profissionais com postura crítica e capazes de atuar em diversas frentes, sendo habilidades essenciais em uma sociedade cada vez mais complexa e plural.

O curso forma psicólogos atentos à saúde mental dos indivíduos e da sociedade em geral, que saibam realizar o diagnóstico, intervenção e avaliação da intervenção nos mais diferentes contextos de atuação.

Gostou de saber mais sobre Mindset e como desenvolver essa mentalidade? 

Que tal conhecer os cursos de graduação (presencial ou EAD) e pós-graduação (também presencial ou EAD) da UniDomBosco?

Conheça todos os nossos cursos e as condições especiais para quem quer fazer a sua segunda graduação (ou segunda licenciatura) com a gente!

O Centro Universitário UniDomBosco possui mais de 400 polos de apoio de ensino a distância credenciados pelo MEC em todas as regiões do Brasil, e conta com mais de 15 mil estudantes matriculados nas modalidades presencial e a distância, em cursos de graduação e pós-graduação. Venha fazer parte da nossa história! Fale agora mesmo com um dos nossos atendentes e comece sua trajetória profissional com o pé direito!