O Estágio e o Mercado para o profissional de Educação Física

O episódio #79 do podcast Identidade DOM aborda o tema do estágio e do mercado para o profissional de Educação Física. Os apresentadores, professores Guilherme Stival e Marcelo Ribas, discutem a importância do estágio para a formação profissional, as diferenças entre estágio de bacharelado e estágio de licenciatura, e como a experiência de estágio pode ajudar na inserção do profissional no mercado de trabalho.

profissional-de-educacao-fisica-trabalhando-em-academia

Estágio na Educação Física

O estágio é fundamental para a formação profissional em Educação Física, pois permite que o estudante aplique na prática o que aprendeu na teoria. Além disso, o estágio proporciona ao formando a oportunidade de conhecer diferentes áreas de atuação e de se familiarizar com o mercado de trabalho. No entanto, é importante que o aluno escolha um estágio que seja adequado às suas habilidades e interesses, e que seja supervisionado por um profissional de Educação Física.

Diferentes tipos

Existem diferenças entre o estágio de bacharelado e o estágio de licenciatura. O estágio de bacharelado é voltado para a formação de profissionais que atuam em academias, clubes esportivos, hospitais, empresas, entre outros. Já o estágio de licenciatura é voltado para a formação de professores de Educação Física, que atuam em escolas de ensino fundamental e médio. É importante que o estudante escolha um estágio que esteja de acordo com o seu objetivo profissional.

Inserção no mercado

A experiência de estágio pode ajudar na inserção do profissional de Educação Física no mercado de trabalho. O estágio permite que o estudante conheça diferentes áreas de atuação e se familiarize com elas. Além disso, o estágio pode ser uma oportunidade para o estudante fazer contatos e estabelecer uma rede de relacionamentos profissionais. No entanto, é importante que o estudante escolha um estágio que seja adequado às suas habilidades e interesses, e que seja supervisionado por um profissional de Educação Física.

Condições do estágio

Também é fundamental estar atento às condições do estágio. Muitas vezes, os estudantes são utilizados como mão de obra barata, sem receber a supervisão adequada e sem ter a oportunidade de aprender de fato. É importante que o acadêmico escolha um estágio que seja adequado às suas habilidades e interesses, e que seja supervisionado por um profissional de Educação Física.

O mercado de Educação Física

O mercado de trabalho para o profissional de Educação Física é amplo e diversificado. O educador pode atuar em academias, clubes esportivos, hospitais, empresas, escolas, entre outros. No entanto, é importante que o profissional esteja sempre atualizado e se especialize em uma área específica. Além disso, é vital que a pessoa esteja preparada para lidar com demandas que podem ser bastante exigentes.

Conclusão

Por fim, é importante que o estudante de Educação Física esteja sempre atento às oportunidades de estágio e de inserção no mercado de trabalho. O estágio é fundamental para a formação profissional e pode ser uma chance interessante para o estudante se familiarizar com o mercado de trabalho e estabelecer uma rede de relacionamentos profissionais. No entanto, é importante que o aluno escolha um estágio sério e com surpervisão.

Em resumo, o episódio #79 do podcast Identidade DOM aborda o tema do estágio e do mercado para o profissional de Educação Física. Os apresentadores destacam a importância do estágio para a formação profissional, as diferenças entre estágio de bacharelado e estágio de licenciatura, e como a experiência de estágio pode ajudar na inserção do profissional no mercado de trabalho. Além disso, os apresentadores destacam a importância da legislação, do cuidado com o corpo e da formação continuada para o profissional de Educação Física.

H3: Os participantes
Guilherme Stival possui graduação em Educação Física, Especialização em Magistério Superior, Mestrado em Educação, Especialização em Gestão do Conhecimento na Educação Superior, Especialização em Metodologias Ativas. Atualmente, é Conselheiro e Vice-Presidente do Conselho Municipal do Esporte – Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, Conselheiro e Vice-Presidente do Conselho Regional de Educação Física – Paraná atuando na Comissão de Ensino Superior e Comissão de Ética Profissional.

Marcelo Ribas possui graduação em Educação Física, Pós-Graduação em Metodologia e Prescrição do Exercício de Força, Pós-Graduação MBA em Gestão do Conhecimento na Educação Superior e Mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) – Campus Curitiba – PR.

Para saber mais sobre os cursos do UniDomBosco na área e fazer sua inscrição, acesse:
Educação Física Bacharelado (presencial)

Educação Física Licenciatura (presencial)
Educação Física EAD

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 79 completo pelos nossos canais do YouTube e do Spotify.