Métodos de estudo: conheça os principais

Avatar

Desenvolver métodos de estudo eficazes é fundamental para maximizar a aprendizagem e melhorar o desempenho acadêmico. Cada pessoa tem um estilo de aprendizagem diferente, mas existem algumas técnicas comprovadas que podem ajudar a todos a estudar de forma mais eficiente.

Reler e grifar textos, deixar estudos para a véspera da prova ou estudar em meio a distrações acabam desperdiçando o esforço e desmotivando estudantes, explica especialista em ciências do aprendizado (fonte: Portal G1).

Para compreendermos mais sobre o tema, abordaremos neste texto o jeito mais eficiente do cérebro aprender uma nova habilidade e o que são e quais os principais métodos de estudo.

Como o cérebro aprende?

Segundo o portal da BBC News, para aprender algo novo, é preciso praticar, praticar, praticar, diz o senso comum — aquela ideia de que “a prática leva à perfeição”.

Mas uma série de estudos científicos vem apontando que a prática incessante pode não ser o jeito mais eficiente de aprender uma nova habilidade: o cérebro precisa de descansos para consolidar o conhecimento recém-adquirido e transformá-lo de uma memória transitória para uma memória duradoura.

E uma das descobertas mais recentes é de que pequenas pausas intercaladas com a prática da atividade levam a grandes ganhos de aprendizado: o cérebro aproveita essas pausas para fazer um “replay” mental superveloz do que acabou de aprender, reforçando a habilidade recém-adquirida.

O que são métodos de estudo?

Métodos de estudo são estratégias e técnicas utilizadas para facilitar e otimizar a aprendizagem. Eles envolvem diferentes abordagens para absorver, processar e reter informações de forma eficiente. Os métodos de estudo ajudam os alunos a organizar seu tempo, focar em tarefas importantes, entender melhor o material e melhorar o desempenho em avaliações e trabalhos acadêmicos.

Quais os principais métodos de estudo?

Existem diversos métodos de estudo que podem ser eficazes dependendo do estilo de aprendizado de cada pessoa. Vamos conhecer alguns dos principais métodos de estudo:

Método pomodoro: Organize seu tempo

Foto-de-um-Método-de-estudo-Método-Promodoro

O estudante italiano, Francesco Cirillo, após o final do primeiro ano acadêmico, ficou intrigado por não saber administrar bem seu tempo. Isso porque, ele estudava diligentemente na universidade e em casa, mas mesmo assim não obtinha bom êxito nos exames e provas (fonte: Datatech).

Cirilo percebeu que o principal problema não estava na quantidade de tempo de estudo, mas na qualidade. Em determinado momento, ao ir à cozinha, ele encontrou um cronômetro em forma de tomate e utilizou para experimentá-lo em seu cronograma de aprendizado. Foi a partir disso que ele desenvolveu a regra fundamental de “Pomodoro”: foco total por um período de tempo sem distrações e pausas curtas para relaxar e melhorar o desempenho.

Como fazer? A técnica é bastante simples, e consiste em dar foco total por 25 min, e uma pausa breve de 5 minutos no máximo.  Portanto, você irá dar foco total sem nenhuma distração durante 25 minutos, e dar uma pausa de 5 minutos, e recomeçar outro tomate.  A cada 4 tomates, faça uma pausa mais longa (15-30 minutos). Utilize o cronômetro do seu smartphone ou instale um aplicativo pomodoro.

Benefícios do método pomodoro:

  • Aumenta o foco
  • Estimula a ação de estudar
  • Minimiza os riscos de procrastinação
  • Aprendizado otimizado e funcional

Mapas mentais

Mapas mentais são diagramas visuais que conectam informações de forma não-linear. Eles ajudam a organizar e visualizar os conceitos de maneira clara e são particularmente úteis para revisar matérias complexas.

Método Robinson: Explore a sua mente

O método Robinson foi desenvolvido por Francis Pleasant Robinson, em meados de 1946. É chamado também de método SQ3R ou método SQRRR, referente ao acrônimo inglês das palavras da técnica de aprendizagem: Survey (pesquisar), Question (questionar), Read (leitura), Recite (recitar) e Review (revisar) (fonte: Datatech).

Como fazer? Você deve seguir os seguintes passos:

  • Pesquisar: o primeiro passo é pesquisar e explorar bem o assunto a ser estudado. Por exemplo, se você quer estudar sobre Como ser autodidata, você irá separar apostilas, livros, cursos online, PDFS, dentre outros itens, tudo sobre o assunto.
  • Questionar: o segundo passo é questionar.  Escreva todas as perguntas que vierem à sua mente sobre o assunto estudado.
  • Ler: O terceiro passo é ler com atenção as partes que contêm as informações relevantes. O objetivo da leitura deve ser encontrar as respostas às suas perguntas feitas anteriormente. Consequentemente, o que é realmente importante é focar sua atenção nos pontos de dúvidas.
  • Recitar:  Nesta etapa você irá recitar o conteúdo a si mesmo em voz alta, ou escrever frases-chave que resumem o ponto mais importante do assunto.
  • Revisar: Esta etapa consiste em fazer uma análise completa do conteúdo. Faça questões, leia os mapas mentais que criou, reescreva resumos com suas próprias palavras. 

Veja alguns dos benefícios do método Robinson:

  • Consolidação do aprendizado
  • Organização
  • Maior eficiência no estudo

Anotações Cornell

Este método envolve dividir a folha de papel em três seções: uma coluna à direita para anotações, uma coluna à esquerda para palavras-chave e um espaço na parte inferior para um resumo. Isso facilita a revisão e a compreensão do material estudado.

Não existe o melhor método de estudo. O importante é você experimentar vários e descobrir qual se adapta melhor às suas necessidades! Gostou de saber mais sobre os métodos de estudo? Que tal conhecer os cursos de graduação (presencial ou EAD) e pós-graduação (também presencial ou EAD) da UniDomBosco?

Conheça todos os nossos cursos e as condições especiais para quem quer fazer a sua segunda graduação (ou segunda licenciatura) com a gente, inclusive com a nota do Enem!

O Centro Universitário UniDomBosco possui mais de 400 polos de apoio de ensino a distância credenciados pelo MEC em todas as regiões do Brasil, e conta com mais de 15 mil estudantes matriculados nas modalidades presencial e a distância, em cursos de graduação e pós-graduação. Venha fazer parte da nossa história! Fale agora mesmo com um dos nossos atendentes e comece sua trajetória profissional com o pé direito!