Falta de profissionais qualificados: como agir?

Um dos temas mais escutados atualmente é o da falta de profissionais qualificados. Muitas são as reportagens sobre o assunto, inclusive.

Vamos até mostrar algumas delas, ilustrando o que estamos falando e se você se interessar pode se aprofundar no tema lendo-as de forma mais atenta.

Crescendo 16% ao ano, este é o setor que mais sofre com falta de profissionais qualificados no país

Estudo: Falta de mão de obra qualificada piora, e Brasil é 9º em ranking

Brasil deve ter déficit de trabalhadores qualificados até 2023, aponta pesquisa

Essas são só algumas das muitas manchetes nos principais meios de comunicação do Brasil e não somente deste ano.

Essa é uma questão que já vem sendo percebida e discutida há alguns anos.

Podemos enxergá-la de dois lados ou por duas perspectivas. A das empresas e a dos profissionais.

Vamos começar pelos profissionais;

O que você profissional pode fazer?

Podemos dizer que esse é um excelente momento para os profissionais. É o momento certo para buscar uma qualificação e se tornar o que o mercado está buscando.

O ensino superior tem se apresentado muito mais acessível tanto nos aspectos financeiros quanto com relação às facilidades como, por exemplo, ao tempo de curso e de modalidade.

Os cursos tecnólogos, são de curta duração e com foco no mercado de trabalho.

profissional-se-especializando-para entrar-na-lista-dos-profissionais-qualificados

A modalidade EAD possibilita que os estudantes possam estudar de acordo com seu tempo e em instituições da sua escolha no país todo.

Isso pensando em graduação.

As especializações, também, na modalidade EAD tem colaborado muito com os profissionais já atuantes que buscam essas vagas mais especializadas e enxergam nos cursos uma forma de consegui-las.

Para aqueles que entendem o momento como oportunidade essa é a hora de abraçá-la;

Acessando o site do UniDomBosco é possível ver todas as opções de graduação e pós-graduação.

O que as empresas podem fazer?

Falamos do ponto de vista dos profissionais e agora vamos pensar um pouco sobre o outro lado e que talvez seja o lado com maiores dificuldades.

Como já dito, a falta de profissionais qualificados é um desafio enfrentado por muitas organizações.

O momento é de repensar e de tomar atitudes. Vamos falar sobre algumas delas;

• Planejamento de longo prazo: é preciso desenvolver um plano estratégico de recursos humanos que  leve em consideração as necessidades de curto e médio, mas principalmente de longo prazo. É essencial identificar quais são as habilidades e competências necessárias para atender aos objetivos de negócio e planejar com antecedência o como adquiri-las e desenvolvê-la.
  • Recrutamento ativo: Não espere apenas que os candidatos surjam para as vagas que coloca no mercado. Adote uma abordagem proativa para atrair talentos qualificados. Para isso é possível estar atento às redes como LInkedin, participar de feiras de emprego, fazer networking com instituições educacionais e profissionais da área, e até mesmo utilizar os serviços de headhunter.
  • Desenvolvimento interno: investir no desenvolvimento e aprimoramento dos talentos existentes dentro da organização é um dos bons caminhos. Identifique as potencialidades dos colaboradores e forneça treinamentos e oportunidades de crescimento para preencher essas lacunas de habilidades. Isso colabora tanto para melhora da relação com os profissionais, quanto para o crescimento da empresa.
  • Colaboração com instituições educacionais: Estabeleça parcerias com escolas, universidades e instituições de formação profissional para ajudar a elaborar os currículos de acordo com as necessidades do seu nicho de mercado, além de identificar novos talentos.. Ofereça estágios, programas de aprendizagem ou bolsas de estudo para atrair esses talentos e prepará-los para as demandas específicas da sua organização.
  • Revisão das práticas de seleção: Analise se suas práticas de seleção e contratação garantem que o candidato possa de fato mostrar o melhor de si e que seja possível identificar as potencialidades que a própria empresa pode ajudá-lo a lapidar.
  • Retenção de talentos: Além de atrair profissionais qualificados, é essencial manter os que já fazem parte da sua equipe. Isso envolve a criação de um ambiente de trabalho positivo, que ofereça oportunidades de desenvolvimento contínuo, recompensas e benefícios competitivos, além de garantir uma comunicação eficaz, um plano de carreira e outros benefícios importantes.

Lidar com a falta de profissionais qualificados exige uma abordagem abrangente e pensando no futuro. Como dito no início, esse não é um problema de hoje e nem será solucionado em curto prazo. Então se a sua empresa ainda não começou a se planejar, é preciso começar.

Gostou desse artigo? deixe seu comentário e nos ajude a trazer mais conteúdos relevantes.