Ser um estudante universitário e conquistar o diploma está entre os principais sonhos das pessoas, que buscam conhecimento e capacitação para uma carreira profissional de sucesso e satisfatória. O período de aprendizagem, porém, nem sempre é dos mais fáceis e todo estudante pode precisar de ajuda em algum momento ao longo da formação. Por isso, neste texto, vamos trazer dicas valiosas para o estudante universitário.
Além da sala de aula
A vivência como estudante universitário requer mais do que apenas frequentar as aulas e estudar antes das provas. Ser um estudante acadêmico eficiente envolve a adoção de boas práticas de estudo, organização e gerenciamento de tempo, entre outros aspectos importantes. Veja a seguir alguns pontos de atenção para melhorar seu desempenho.
Saiba traçar metas
Saber traçar bem os objetivos é o primeiro passo desde muito antes da matrícula em um curso superior. O estudante precisa ter a clareza do que quer com o curso e, durante o percurso, também conseguir estabelecer alvos menores a curto prazo. Ao começar um plano de estudos, portanto, trace metas claras e alcançáveis. Pergunte a si mesmo o que deseja alcançar em cada disciplina e no geral. Objetivos bem definidos fornecem um senso de direção e propósito, além da sensação de missão cumprida a cada etapa concluída.
Faça um planejamento de estudos
Para conseguir cumprir com as metas, a organização é fundamental. Por isso, desenvolva um cronograma de estudos completo, da maneira como melhor se encaixar para você, mas que tente incluir tempo para cada disciplina, revisão, trabalhos e atividades extracurriculares. Siga esse planejamento à risca, evite a procrastinação e veja como o seu desempenho vai ser sempre o melhor possível ao longo do curso.
Encontre técnicas de aprendizado
Atualmente, há uma série de técnicas de aprendizado eficazes disponíveis para ajudar na performance do estudante. O importante aqui é encontrar aquelas que funcionam melhor para você. Alguns exemplos são: a leitura ativa, a criação de resumos, a prática de exercícios, a participação em grupos de estudo, entre outras. A experimentação de diferentes abordagens pode ser um bom caminho para a descoberta das que melhor se adequam ao seu estilo de aprendizado.
Crie um ambiente favorável
Entre as dicas para estudantes, o ambiente de estudos está sempre no topo da lista. Isso porque ele impacta diretamente no rendimento do seu aprendizado. Crie, portanto, um local de estudos apropriado, sempre que possível, com uma mesa espaçosa e limpa, uma cadeira confortável, boa iluminação e, principalmente, o silêncio necessário para fazer com que seu tempo renda. Um conselho valioso aqui também é evitar as distrações, como televisão, celular e redes sociais.
Aproveite as aulas
Cronogramas, planejamento e estudos em casa são essenciais para a evolução do estudante, mas de nada valem se você não souber aproveitar as aulas e os professores. São os momentos na faculdade que dão a estrutura para um bom aprendizado, com conteúdo teórico, exercícios práticos e o relacionamento com o corpo docente, que está lá para tirar dúvidas e participar de discussões construtivas para o seu desenvolvimento. Durante as aulas, faça anotações claras e concisas, destacando os pontos-chave e perguntas para revisão posterior.
Tenha atenção ao gerenciamento do tempo
Saber administrar o tempo é o grande segredo do sucesso em qualquer atividade, seja nos estudos, no trabalho ou em outras frentes da vida. Por isso, aprenda a gerenciar seu tempo de forma eficaz, priorizando tarefas e evitando a procrastinação, como já mencionamos acima. Se for preciso, utilize ferramentas de gestão de tempo, como aplicativos de calendário, para ajudá-lo a manter o controle.
Dê importância à revisão e ajude os colegas
A revisão regular do material é crucial para a retenção de informações. Reserve tempo para revisar suas anotações e materiais de estudo regularmente, não apenas antes das provas. Se possível, troque as anotações com os colegas e construa um grupo de ajuda mútua, já que é sempre bom comparar as interpretações sobre o conteúdo. Da mesma maneira, participe de grupos de estudo, hábito que pode ser extremamente benéfico. A discussão com colegas de classe pode ajudar a esclarecer dúvidas e aprofundar sua compreensão do material.
Cuide de sua saúde física e mental
Manter uma boa saúde física e mental é fundamental para o sucesso acadêmico. Certifique-se de dormir o suficiente, fazer exercícios e adotar práticas de gerenciamento do estresse. Se quiser saber mais sobre como manter a saúde mental, acesse aqui nosso artigo sobre o assunto.
Saiba pedir ajuda
A humildade deve ser o lema de todo estudante universitário, afinal de contas estamos ali para aprender de tudo um pouco. Então, não tenha medo de buscar ajuda quando estiver com dificuldades. Professores, tutores e conselheiros estão disponíveis para oferecer suporte acadêmico e orientação, bem como outros materiais disponíveis na biblioteca e na internet. Só tome cuidado ao pesquisar na web, já que há muito conteúdo sem a devida checagem por aí.
Faça estágios
Os programas de estágio são um prato cheio para estudantes já irem ganhando experiência na área de atuação, bem como completar horas extracurriculares na faculdade ou, em alguns casos, até mesmo ter um salário ainda durante a graduação. Um bom estágio é sempre um grande aliado nos estudos, comprovando os conhecimentos teóricos durante aplicações práticas na vida real.
Continue estudando
O processo de aprendizagem não se encerra com o diploma da graduação. Para ser um profissional de destaque no mercado de trabalho, é fundamental continuar estudando sempre, procurando cursos de especialização, atualização e a participação em eventos como palestras, workshops e outras atividades relacionadas à área de sua escolha.
Conheça as opções de cursos do UniDomBosco
O UniDomBosco oferece uma diversidade de cursos de graduação e pós-graduação nas seguintes áreas:
- Educação
- Saúde
- Finanças
- Gestão
- Direito
- Engenharia
- Marketing
- Serviços
- Tecnologia
Para conhecer melhor as opções de cursos e as grades curriculares de cada um deles, acesse o site.
Conclusão
Ser um bom estudante acadêmico não se resume apenas a ter talento. A vivência na faculdade envolve comprometimento, organização e a adoção de boas práticas de estudo. Ao definir metas claras, criar um cronograma de estudos, adotar técnicas de aprendizado eficazes e cuidar de sua saúde, você estará no caminho certo para alcançar o sucesso acadêmico. Lembre-se de que o aprendizado é uma jornada contínua, e o desenvolvimento dessas habilidades ao longo do tempo o ajudará a alcançar seus objetivos acadêmicos e profissionais.
Caso tenha dúvidas, entre em contato com o UniDomBosco. Estamos sempre à disposição para colaborar com a formação dos futuros profissionais.
E siga acompanhando o Blog e as nossas redes sociais para ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira.