Dicas de como melhorar a concentração nos estudos

homem-tentando-ter-concentracao-nos-estudos

Manter a concentração nos estudos nem sempre é uma tarefa fácil. Ainda mais nos dias de hoje, com tantas interferências. Celulares apitando a todo momento com notificações de e-mails, redes sociais, ligações, aplicativos, além de uma vida muito corrida, na qual normalmente os estudantes aliam estudos ao trabalho.

Diante desse cenário, vemos cada dia mais estudantes se queixando da falta de concentração e, por consequência, resultados não tão satisfatórios.

Por isso, separamos algumas dicas para ajudar vocês, estudantes, a melhorarem a concentração nos estudos.

Anote as dicas e as coloque em prática.

• Organize uma rotina de estudos

Estabelecer uma rotina de estudos é essencial para todos os estudantes, mas principalmente para os que possuem dificuldades de concentração.

Organizar em uma agenda o que será estudado em cada dia ajuda, inclusive, a não estudar muito em um dia, se desgastado, e menos no outro, perdendo momentos de concentração.

• Elimine as distrações

Parece até óbvio dizer isso, mas, como falado no início do texto, nos dias de hoje muitas são as distrações e muitas delas usadas, inclusive, como desculpas.

“Não posso silenciar o celular porque alguém pode ligar” é uma das mais utilizadas, porém a realidade é que é possível ficar um tempo sem atender ninguém, sem que grandes problemas ocorram.

E se você possui uma rotina organizada de estudos, com horários fixos, as pessoas que de fato precisam de você, saberão quando te chamar.

Mas não é só o celular que é uma distração. Hoje todos possuem televisão nos cômodos, por exemplo. E muitas outras coisas que podem te distrair.

O importante é descobrir o que te distrai e eliminar.

• Treine seu cérebro

Treinar o cérebro para se manter concentrado é essencial. Os jogos como memória, palavras-cruzadas, Sudoku requerem atenção e concentração. Além de treinar a memória, o que ajuda muito nos estudos.

• Alterne leitura com escrita à mão

Para quem tem dificuldades de concentração, uma boa dica ao estudar é intercalar a leitura com a escrita. Ficar por muito tempo somente lendo um conteúdo pode ser desgastante e com isso a concentração tende a diminuir. Intercalar a leitura com a escrita de tópicos principais ajuda a manter a concentração, além de que a escrita é uma boa forma de fixação de conteúdo.

E a dica de ouro é escrever à mão, porque pesquisas mostram que nesse tipo de escrita se retém mais atenção do que ao digitar.

• Estude sozinho

Os estudos em grupo trazem muitas vantagens, pois a troca de ideias são enriquecedoras, porém para quem tem dificuldade de concentração o estudo sozinho é mais eficiente.

Uma boa dica para o estudo sozinho é a técnica de dar uma aula para si mesmo.

• Cuide de sua saúde

Uma dica que vale para todo tipo de estudante, pois muitos acabam, pelas altas demandas de estudos, vida particular e profissional, deixando a saúde de lado, o que muitas vezes reflete, inclusive, na concentração.

Dormir bem, se exercitar e ter momentos de lazer são atividades essenciais para que o estudo possa ser realizado com qualidade.

• Crie um ritual

Exatamente isso que você leu. Crie um ritual diário antes de se sentar para estudar. Pode ser pegar um copo de água, ajeitar os livros na mesa, se sentar de forma confortável, ou mais elaborado como acender um incenso, ler algo. Não importa qual seja o ritual, o importante é que ele exista.

Ao cumprir um ritual todos os dias, o cérebro já compreende que após ele vem o estudo e se prepara para ele.

Gostou das dicas para melhorar a concentração nos estudos? Se tiver mais algumas, escreva nos comentários e continue acompanhando o Blog e as redes sociais do UniDomBosco para se manter sempre informado.