Conhecimento e informação – Uma percepção consciente

mulher-pensando

O episódio #47 do podcast Dom Universitário traz uma explicação da psicóloga e professora Grazielle Tagliamento sobre o tema “Conhecimento e informação: Uma percepção consciente”. A partir de sua experiência como docente e pesquisadora, Grazielle discute como a universidade pode contribuir para a formação de indivíduos críticos e conscientes.

Psicologia e conhecimento

Grazielle começa falando sobre sua formação em psicologia e como a área tem uma relação intrínseca com a questão do conhecimento. Ela destaca que a psicologia é uma ciência que busca compreender o comportamento humano a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. Para isso, é necessário ter acesso a informações e conhecimentos diversos, que permitam uma visão ampla e integrada do ser humano.

A importância da universidade

A partir dessa perspectiva, Graziele ressalta a importância da universidade como espaço de produção e disseminação do conhecimento. Ela frisa que o ambiente universitário tem um papel fundamental na formação de indivíduos críticos e conscientes, capazes de compreender e transformar a realidade em que vivem. Para isso, é necessário que a universidade esteja comprometida com o tripé do ensino, pesquisa e extensão, que permite uma formação integral e integrada dos estudantes.

Desafios

No entanto, Grazielle também aponta alguns desafios que a universidade enfrenta atualmente. Um deles é o excesso de informação a que estamos expostos diariamente. Ela lembra que vivemos em uma sociedade da informação, em que temos acesso a uma quantidade enorme de dados e conteúdos, mas nem sempre sabemos como utilizá-los de forma consciente e crítica. Nesse sentido, a universidade pode contribuir para a formação de indivíduos capazes de selecionar e interpretar as informações de forma consciente e crítica.

Outro desafio é a necessidade de integrar o conhecimento teórico e prático. A professora acredita que muitas vezes os estudantes aprendem conceitos e teorias de forma isolada, sem conseguir aplicá-los na prática. Para isso, é necessário que a universidade promova atividades que permitam a integração entre teoria e prática, como estágios, projetos de extensão e atividades de pesquisa aplicada.

Interdisciplinaridade

Grazielle também aborda o tema da interdisciplinaridade na formação dos estudantes. Ela ressalta que os problemas da sociedade atual são complexos e exigem uma abordagem integrada, que envolva diferentes áreas do conhecimento. Nesse sentido, a universidade pode contribuir para a formação de indivíduos capazes de trabalhar em equipe e de dialogar com diferentes perspectivas.

Ao longo da conversa, Grazielle também aborda temas como a importância da educação para a cidadania, a relação entre conhecimento e poder, e a necessidade de uma formação crítica e reflexiva para enfrentar os desafios da sociedade atual.

Conclusão

Em resumo, o episódio #47 do podcast Dom Universitário traz uma reflexão sobre a importância do conhecimento e da informação na sociedade atual, a partir da perspectiva de uma psicóloga e professora universitária. Grazielle Tagliamento destaca a importância da universidade como espaço de produção e disseminação do conhecimento, mas também aponta alguns desafios que a instituição enfrenta atualmente. A partir de sua experiência, ela discute como a universidade pode contribuir para a formação de indivíduos críticos e conscientes, capazes de compreender e transformar a realidade em que vivem.

A participante

Grazielle Tagliamento é graduada, mestre e doutora em Psicologia; coordenadora do Núcleo Diverges (Diversidade de Gêneros e Sexualidades), da Comissão de Direitos Humanos do CRP/PR (Gestão 2016-2019). É fundadora e psicóloga do Ceges (Centro de Excelência em Gêneros e Sexualidades). Tem ampla experiência na academia e no mercado de trabalho, com ênfase em saúde, direitos humanos, HIV/Aids e diversidade sexual e de gênero.

Para saber mais sobre a graduação em Psicologia e fazer sua inscrição, acesse o site por aqui.

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 47 completo pelo Spotify.