Conheça as principais profissões do futuro

Avatar
imagem-relacionado-ao-futuro

Depois de décadas seguidas de revolução industrial e avanços, a sociedade passa hoje pela revolução da tecnologia. Mais rápida do que transformações passadas, essa revolução tende a criar e recriar as profissões do futuro já nos próximos anos. Um estudo recente, por exemplo, chegou à conclusão de que 85% das profissões de 2030 ainda não foram “descobertas”.

Se as profissões do futuro ainda não existem, como saber em que jornada profissional apostar? Há tendências que são claras e podem dar algumas pistas de que caminho escolher, esteja você ainda na faculdade, em início de carreira ou mesmo já em um estágio consolidado como profissional.

Veja abaixo as principais áreas para as quais as profissões do futuro apontam.

Tecnologia

A tecnologia será a grande responsável por determinar as profissões do futuro. Até mesmo nas áreas mais tradicionais, o advento da tecnologia, seja por meio da internet ou não, tende a mudar processos, acelerar desenvolvimentos e redefinir a atuação do trabalhador.

Por esse motivo, entre as principais profissões do futuro estão aquelas que lidam diretamente com a tecnologia, como computação, robótica, programação, engenharia, proteção de dados, design gráfico, entre muitas outras.

Empreendimento e finanças

Áreas mais voltadas à Economia e à Administração também devem ganhar força com os novos elementos sociais e tecnológicos. O mercado financeiro hoje está no centro das atenções e, segundo a Infomoney, a bolsa brasileira ganhou 1,5 novos investidores durante o ano de 2020, em plena pandemia, um aumento de 92%.

O número de empreendedores também cresceu no país nos últimos anos, com um aumento de 6% de 2019 para 2020, que encerrou o ano com 20 milhões de negócios ativos, segundo o Ministério da Economia. A abertura de CNPJs para MEIs (Microempreendedores Individuais) também teve alta considerável de 8,4% na comparação do mesmo período.

Para 2021, e os anos seguintes, o empreendimento de maneira geral com certeza segue como tendência para candidato a uma vaga dentro dessas profissões do futuro.

Comunicação

Como já citado acima, a tecnologia dita as profissões do futuro que devem surgir e, mais do que isso, aquelas que devem perdurar. O surgimento das redes sociais, de aplicativos, ferramentas e outras inovações dentro da internet impulsiona de maneira nunca vista a área da comunicação.

Além do jornalismo, que foi forçado a migrar dos canais mais tradicionais para o online, o marketing digital e a produção de conteúdo nas mais diversas áreas ganhou força, sendo um diferencial importante nas relações de trabalho atualmente e para os próximos anos.

Saúde

A pandemia da Covid-19 já pode ser considerada um marco para toda uma geração. É bem verdade, porém, que a humanidade sempre conviveu com acontecimentos do tipo ao longo de toda a história. O futuro não deve ser diferente, com novos vírus, novas doenças e, consequentemente, novos tratamentos e formas de prevenção.

Por isso, as principais profissões na área de saúde continuarão com papel fundamental na sociedade, entre elas, por exemplo, a Biomedicina, a Radiologia, a Fisioterapia, a Educação Física, a Odontologia, a Medicina e a Enfermagem, sempre com a adição de novos elementos tecnológicos que prometem otimizar a atuação na área.

Meio Ambiente

O meio ambiente também está em evidência e vem movimentando discussões políticas em todos os graus. Atividades profissionais relacionadas a uma melhor relação do homem com o planeta, portanto, prometem despontar como destaque para as próximas décadas, sejam elas dentro de empresas com boas intenções para com o assunto ou até mesmo em órgãos públicos, instituições, ONGs, etc.

Siga com o UniDomBosco

Quer saber mais sobre as tendências do mercado e do ensino superior? Continue acompanhando o Blog e as redes sociais do UniDomBosco! Também consulte nosso portfólio de Graduação e Pós-Graduação, no qual você encontra cursos em todas as áreas citadas aqui.