Avaliações de competências, ou por competências, é uma avaliação de performance dos profissionais dentro de uma empresa.
Essa é a definição simples e que é possível encontrar na maior parte dos lugares.
Mas, para que, de fato, serve uma avaliação de competência e como ela é feita?
Entendendo melhor a avaliação de competências
Uma confusão que existe sobre o tema tem relação com a semelhança ou igualdade da avaliação de competência com a de desempenho, porém na verdade elas não são iguais.
A avaliação de desempenho avalia e mensura performance, já a de competências relaciona o desempenho atual com as competências desejadas para um ou o cargo.
As avaliações têm papel fundamental na retenção dos profissionais e isso deve ser considerado importante e essencial em uma empresa. Não se pode gastar tempo e dinheiro na captação e seleção dos profissionais e não valorizar da mesma forma a retenção.
Na avaliação por competências são avaliadas e analisadas as competências técnicas e comportamentais, as chamadas hard e soft skills, levando em conta três principais fatores: conhecimentos, habilidade e atitudes.
O principal objetivo é identificar as competências, avaliar em que níveis se encontram e buscar formas de melhorá-las.
Quais são as principais vantagens da avaliação de competências?
Além de colaborar com a retenção dos talentos, conforme já foi dito, as principais vantagens são:
· Identificar e mensurar o desempenho individual e coletivo;
· Identificar necessidades individuais e coletivas;
· Definir competências a serem trabalhadas para cada cargo;
· Trazer um olhar mais alinhado dos gestores para as necessidades dos colaboradores;
· Possibilitar maior assertividade em treinamentos, recolocações e recrutamento interno;
· Possibilitar maior identificação entre os colaboradores;
· Propiciar um ambiente de escuta e aprendizado;
· Criar novas formas de reconhecimento, remuneração e benefícios;
· Criar um ambiente motivador e acolhedor;
· Promover uma melhoria contínua, individual e coletiva.
Uma boa avaliação de competências traz como resultado para os profissionais uma lista de metas para que ele possa focar dali em diante.
Estabelecer, por exemplo, metas de desenvolvimento para saber exatamente o que precisa ser desenvolvido e em quanto tempo. Trabalhar utilizando as metas SMART, também ajuda bastante nesse processo.
Como fazer esse tipo de avaliação?
Não existe uma única maneira de realizar avaliações de competências. Cada gestor deve buscar entender os objetivos a serem alcançados em cada momento e utilizar diferentes ferramentas.
O foco principal precisa ser avaliar as competências e, mais do que isso, entender como cada profissional pode usá-las de forma mais eficiente, além de identificar quais outras competências precisam ser adquiridas ou lapidadas.
Existem alguns tipos de ferramentas que podem ser utilizadas no processo, que podem ajudar tanto os gestores quanto os colaboradores a entenderem sobre suas competências, suas metas e objetivos.
Algumas dessas ferramentas são:
· Questionários de conhecimento técnico
Eles são bons para ajudar a identificar as habilidades técnicas sobre as funções que cada profissional exerce.
· Questionários de autoavaliação
Esse é um momento importante de reflexão e que traz ótimos resultados. Normalmente, os profissionais param muito pouco para olhar para si e para suas próprias competências e esse momento, sendo conduzido de uma forma estratégica, é essencial tanto para o desenvolvimento pessoal quanto profissional.
· Questionários de avaliação da equipe, inclusive dos gestores
Não adianta somente fazer com que os profissionais foquem em suas avaliações individuais, é necessário ter esse momento para refletir sobre todos os membros da equipe e suas competências, além da forma como interagem e agem. Esse é outro momento de reflexão essencial dentro de uma empresa.
· Gamificação
Transformar as avaliações em atividades lúdicas e que gerem, além de uso do conhecimento, momentos de descontração é uma boa forma de transformar esses momentos em algo mais leve e tranquilo.
As avaliações não precisam remeter ao “medo” e “inseguranças” que as provas traziam na época em que os profissionais eram estudantes. O objetivo é sempre o de crescimento e melhorias, então todo o processo deve ser feito pensando nisso.
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