Adiar o hoje: Uma atitude capaz de mudar o mundo

O episódio 25 do podcast Dom Universitário aborda o tema “Adiar o Hoje – Uma Atitude Capaz de Mudar o Mundo”. A apresentação é do professor Cristiano Dionísio, coordenador do curso de Direito do Centro Universitário UniDomBosco, que começa o episódio agradecendo a presença dos espectadores.

Procrastinação

Dionísio começa explicando que a procrastinação é um problema comum entre estudantes e profissionais, e que muitas vezes adiamos tarefas importantes por falta de disciplina e motivação.

Ele destaca que a procrastinação pode ter consequências negativas em nossas vidas, como a perda de oportunidades e a falta de realização pessoal e profissional.

Causas comuns

O apresentador então apresenta algumas causas comuns da procrastinação, como a falta de planejamento, a falta de motivação, o medo do fracasso e a falta de disciplina.

Ele ressalta que é importante identificar as causas da procrastinação para poder combatê-la de forma eficaz.

Estratégias úteis

Dionísio apresenta algumas estratégias para combater a procrastinação, como a criação de uma rotina de estudos e trabalho, a definição de metas claras e realistas, a eliminação de distrações e a busca por motivação e inspiração.

A disciplina é fundamental para superar a procrastinação e alcançar nossos objetivos.

Presente

O professor também destaca a importância de viver o presente e não adiar as coisas importantes para o futuro.

O presente é o único momento que temos para realizar nossos sonhos e objetivos, e adiar as coisas pode nos impedir de alcançar a felicidade e a realização pessoal.

Exemplos de sucesso

Dionísio apresenta alguns exemplos de pessoas que superaram a procrastinação e alcançaram o sucesso em suas vidas, como o escritor Stephen King e o empresário Elon Musk. Essas pessoas foram capazes de superar a procrastinação e alcançar seus objetivos por meio da disciplina, da motivação e do comprometimento.

mulher-ouvindo-podcast

Disciplina e motivação

O professor conclui o episódio destacando a importância da disciplina e da motivação para superar a procrastinação e alcançar nossos objetivos.

Ele lembra que é importante ter um plano de ação claro e realista, definir metas alcançáveis e trabalhar com foco e determinação para alcançá-las.

Também é fundamental buscar inspiração e motivação em fontes externas, como livros, filmes e palestras, e manter uma atitude positiva e perseverante diante dos desafios.

Impacto no futuro

Por fim, Dionísio enfatiza que adiar o hoje pode ser uma atitude capaz de mudar o mundo, pois cada pequena ação que tomamos no presente pode ter um impacto significativo no futuro.

Ele encoraja os espectadores a agir com disciplina e determinação para alcançar seus objetivos e contribuir para um mundo melhor.

Conclusão

Em resumo, o vigésimo quinto episódio do podcast Dom Universitário aborda o tema da procrastinação e destaca a importância da disciplina, da motivação e do comprometimento para superá-la.

O apresentador apresenta algumas causas comuns da procrastinação e estratégias para combatê-la, além de destacar a importância de viver o presente e não adiar as coisas importantes para o futuro.

Ele conclui enfatizando a importância de agir com determinação e perseverança para alcançar nossos objetivos e contribuir para um mundo melhor.

Participante

Cristiano Dionísio é bacharel em Direito e mestre em Direito Econômico e Social. É Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Paraná e tem interesse em pesquisas jurídicas com ênfase em Direito Civil, Filosofia do Direito e Direito e Tecnologia.

Para saber mais sobre os cursos do UniDomBosco e fazer a sua inscrição, acesse o site por aqui.

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 25 completo pelo Spotify.