O episódio #75 do podcast Identidade DOM traz uma discussão muito interessante sobre metodologias e abordagens para trabalhar temas diversos da história do Brasil em sala de aula. A convidada especial é a professora Maria Luiza Tavares Ferreira, que possui vasta experiência no ensino de História e é formada em Letras e História. A professora Gisele Thiel, coordenadora da graduação do Centro Universitário UniDomBosco, conduz a conversa.
Temas diversos da História do Brasil
A discussão começa com a apresentação da professora Maria Luiza e a explicação de que o podcast é uma maneira de dialogar com a prática de sala de aula. A partir daí, a professora começa a falar sobre as metodologias e abordagens que ela utiliza em suas aulas de História.
Ela destaca a importância de trabalhar com temas diversos e de utilizar diferentes metodologias para que os alunos possam compreender a complexidade da história do Brasil. Segundo ela, é preciso ir além do modelo tradicional de ensino, que se baseia na memorização de datas e fatos históricos.
Metodologias ativas e temas relevantes
A professora Maria Luiza sugere o uso de metodologias ativas, como a problematização, a pesquisa, o debate e a análise de fontes históricas. Ela também ressalta o quão importante é trabalhar com temas que sejam relevantes para os alunos e que estejam relacionados com a realidade em que eles vivem.
Durante a discussão, a professora Maria Luiza aborda diversos temas da história do Brasil, como a carta de achamento, o Brasil Império, a abolição da escravatura e a guerra do Paraguai. Ela utiliza exemplos concretos para ilustrar como é possível trabalhar esses temas de forma mais dinâmica e interessante em sala de aula.
Abordagem interdisciplinar
Além disso, a professora Maria Luiza destaca a importância de se trabalhar com uma abordagem interdisciplinar, ou seja, de utilizar conhecimentos de outras áreas acadêmicas para enriquecer o estudo da história. Ela sugere a utilização de recursos como filmes, músicas, literatura e artes visuais para tornar o estudo da história mais atrativo e significativo para os alunos.
Conclusão
Ao final do episódio, a professora Maria Luiza ressalta que o objetivo do ensino de História não é apenas transmitir conhecimentos sobre fatos e datas históricas, mas sim desenvolver a capacidade crítica dos alunos e ajudá-los a compreender a complexidade da sociedade em que vivem. Ela destaca que é preciso trabalhar com uma perspectiva crítica e reflexiva, que permita aos alunos questionar as narrativas históricas e compreender as diferentes visões e interpretações sobre os eventos históricos.
Em resumo, o episódio #75 do podcast Identidade DOM traz uma discussão muito rica e interessante sobre metodologias e abordagens para o ensino de História do Brasil. A professora Maria Luiza Tavares Ferreira apresenta diversas sugestões de como tornar o estudo da história mais dinâmico, significativo e relevante para os alunos, utilizando metodologias ativas, abordagem interdisciplinar e recursos diversos. Além disso, ela destaca a importância de se trabalhar com uma perspectiva crítica e reflexiva, que permita aos alunos compreender a complexidade da sociedade em que vivem e questionar as narrativas históricas.
As participantes
Gisele Thiel é graduada em Pedagogia, mestre em História e doutora em Letras. Experiência de docência nos cursos de Graduação em Letras, Pedagogia e coordenadora de cursos na área de humanas no Centro Universitário UniDomBosco.
Maria Luiza Tavares Ferreira possui graduação em História – Licenciatura Plena, é Especialista em História do Rio Grande do Sul, Pós-graduada em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e Mestre do Mestrado Profissional em História da FURG.
Para saber mais sobre o curso de História e fazer sua inscrição, acesse o site por aqui.
Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.
Acesse o episódio 75 completo pelos nossos canais do YouTube e do Spotify.