Temas de História do Brasil: metodologias para além do modelo tradicional

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O episódio #75 do podcast Identidade DOM traz uma discussão muito interessante sobre metodologias e abordagens para trabalhar temas diversos da história do Brasil em sala de aula. A convidada especial é a professora Maria Luiza Tavares Ferreira, que possui vasta experiência no ensino de História e é formada em Letras e História. A professora Gisele Thiel, coordenadora da graduação do Centro Universitário UniDomBosco, conduz a conversa.

Temas diversos da História do Brasil

A discussão começa com a apresentação da professora Maria Luiza e a explicação de que o podcast é uma maneira de dialogar com a prática de sala de aula. A partir daí, a professora começa a falar sobre as metodologias e abordagens que ela utiliza em suas aulas de História.

Ela destaca a importância de trabalhar com temas diversos e de utilizar diferentes metodologias para que os alunos possam compreender a complexidade da história do Brasil. Segundo ela, é preciso ir além do modelo tradicional de ensino, que se baseia na memorização de datas e fatos históricos.

Metodologias ativas e temas relevantes

A professora Maria Luiza sugere o uso de metodologias ativas, como a problematização, a pesquisa, o debate e a análise de fontes históricas. Ela também ressalta o quão importante é trabalhar com temas que sejam relevantes para os alunos e que estejam relacionados com a realidade em que eles vivem.

Durante a discussão, a professora Maria Luiza aborda diversos temas da história do Brasil, como a carta de achamento, o Brasil Império, a abolição da escravatura e a guerra do Paraguai. Ela utiliza exemplos concretos para ilustrar como é possível trabalhar esses temas de forma mais dinâmica e interessante em sala de aula.

Abordagem interdisciplinar

Além disso, a professora Maria Luiza destaca a importância de se trabalhar com uma abordagem interdisciplinar, ou seja, de utilizar conhecimentos de outras áreas acadêmicas para enriquecer o estudo da história. Ela sugere a utilização de recursos como filmes, músicas, literatura e artes visuais para tornar o estudo da história mais atrativo e significativo para os alunos.

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Conclusão

Ao final do episódio, a professora Maria Luiza ressalta que o objetivo do ensino de História não é apenas transmitir conhecimentos sobre fatos e datas históricas, mas sim desenvolver a capacidade crítica dos alunos e ajudá-los a compreender a complexidade da sociedade em que vivem. Ela destaca que é preciso trabalhar com uma perspectiva crítica e reflexiva, que permita aos alunos questionar as narrativas históricas e compreender as diferentes visões e interpretações sobre os eventos históricos.

Em resumo, o episódio #75 do podcast Identidade DOM traz uma discussão muito rica e interessante sobre metodologias e abordagens para o ensino de História do Brasil. A professora Maria Luiza Tavares Ferreira apresenta diversas sugestões de como tornar o estudo da história mais dinâmico, significativo e relevante para os alunos, utilizando metodologias ativas, abordagem interdisciplinar e recursos diversos. Além disso, ela destaca a importância de se trabalhar com uma perspectiva crítica e reflexiva, que permita aos alunos compreender a complexidade da sociedade em que vivem e questionar as narrativas históricas.

As participantes

Gisele Thiel é graduada em Pedagogia, mestre em História e doutora em Letras. Experiência de docência nos cursos de Graduação em Letras, Pedagogia e coordenadora de cursos na área de humanas no Centro Universitário UniDomBosco.

Maria Luiza Tavares Ferreira possui graduação em História – Licenciatura Plena, é Especialista em História do Rio Grande do Sul, Pós-graduada em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e Mestre do Mestrado Profissional em História da FURG.

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