O que é Endomarketing?

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No mercado atual, a disputa entre empresas estão cada vez mais acirradas. Hoje, as instituições competem não apenas pelos clientes, mas também pelos melhores profissionais. Nesse segundo ponto, o endomarketing se destaca como uma estratégia essencial.

Um estudo da Association for Talent Development (ATD) mostra que companhias que investem em programas de treinamento registram até 218% de aumento na produtividade e 24% mais receita em comparação às que cortam investimentos na qualificação de suas equipes (Fonte: IG Economia)

Mais do que uma ferramenta de comunicação interna, o endomarketing é um conjunto de práticas voltadas para engajar, motivar e fortalecer o vínculo dos colaboradores com a organização. Isso porque equipes alinhadas, satisfeitas e valorizadas tendem a entregar melhores resultados, além de atuarem embaixadoras da marca. Neste contexto, explorar o potencial do endomarketing é um passo importante para transformar o ambiente corporativo e consolidar uma cultura organizacional de sucesso.

No post de hoje, vamos conhecer mais pontos sobre o endomarketing, sua importância dentro das empresas e benefícios que ele pode trazer para o ambiente corporativo.

O que é endomarketing?

A Rock Content define o endomarketing como uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa, ou seja, o foco é quem está dentro do ambiente corporativo. Também conhecido como Marketing Interno, o método visa melhorar imagem da empresa entre os colaboradores, com o objetivo de ter uma equipe motivada e reduzir o índice de rotatividade dentro da instituição.

A importância do investimento nessa estratégia gira em torno da influência dos colaboradores dentro da própria empresa, já que eles possuem contato diário com todos os processos. Isso torna os trabalhadores como os mais aptos para opinar e influenciar pessoas a respeito da marca de modo geral.

A importância do endomarketing para as empresas

Sendo uma estratégia que visa melhorar o ambiente interno das empresas, podemos elencar alguns fatores importantes ao endomarketing. A Escape, com o auxílio de dados de mercado, demonstra os impactos positivos na cultura organizacional. Veja:

Aumento da produtividade

De acordo com a Gallup, empresas com funcionários engajados têm uma produtividade 21% maior em comparação com aquelas com funcionários desengajados.

Redução da rotatividade

Como mencionado anteriormente, boas ações de endomarketing tendem a manter os colaboradores. O Society for Human Resource Management (SHRM) relata que 94% dos funcionários consideram que permaneceriam mais tempo em uma empresa que investe em seu desenvolvimento.

Satisfação dos funcionários

O funcionário se sente satisfeito quando é valorizado dentro da instituição onde trabalha. Uma pesquisa da Universidade de Warwick descobriu que funcionários felizes são até 12% mais produtivos do que colegas infelizes com as condições do trabalho.

Impacto nos lucros

Com o funcionário valorizado, a tendência é maior engajamento nas atividades dentro do ambiente corporativo. Empresas com equipes engajadas têm uma margem de lucro 22% maior, de acordo com estudo da Harvard Business Review.

Atrai novos profissionais

Quando uma empresa fica reconhecida de forma positiva pelo corpo de funcionários, a tendência é que profissionais do mercado busquem a organização. A Glassdoor constatou que 78% dos candidatos a emprego levam em consideração as avaliações de funcionários ao escolher uma empresa para trabalhar.

Funcionários comprometidos

Um relatório da Josh Bersin Academy indica que empresas com culturas positivas e programas de bem-estar têm taxas de absenteísmo 41% menores, ou seja, questões relacionadas a falta de pontualidade e dedicação no ambiente de trabalho.

Retorno sobre o investimento (ROI)

Uma pesquisa da Towers Watson mostrou que as empresas com funcionários engajados superaram em 26% o investimento aos acionistas durante um período de cinco anos.

Satisfação do cliente

Além de trabalhar com a satisfação dos próprios funcionários, a empresa pode ver um impacto direto no atendimento oferecido aos clientes. Nesse sentido, o consumidor exige que as marcas adotem um tom mais humano e próximo do público.

Para isso, destacam-se habilidades como humildade, sensibilidade, coragem e autenticidade. Negócios que adotam o marketing humanizado tendem a se destacar em meio à concorrência (Fonte: Sebrae).

Reputação da marca

Uma cultura interna positiva, inevitavelmente, afeta a reputação da marca. Esse movimento gera credibilidade diante do público e fortalece a imagem da empresa no mercado.

Qual a diferença entre endomarketing e comunicação interna?

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Tanto o endomarketing quanto a comunicação interna têm como foco o mesmo assunto: o público interno de uma empresa. Entretanto, não são a mesma coisa. Por isso, é importante entender a diferença entre eles para conduzir ações efetivas que gerem a satisfação dos funcionários.

A comunicação interna está relacionada com o repasse de informação dentro da empresa como, por exemplo, uma confraternização de fim de ano. A instituição fará uso dos meios de comunicação disponíveis como e-mails, murais de aviso ou newsletter. Assim, a equipe vai estar ciente daquela informação.

Já o endomarketing é um conceito mais abrangente, pois está associado às interações entre a companhia e os funcionários. Em outras palavras, diferente da comunicação interna, que apenas repassa informações, o endomarketing é responsável pelo planejamento e execução de tarefas a fim de manter o engajamento e a gestão adequada da equipe.

Podemos dizer que o endomarketing é uma estratégia com foco de longo prazo, pensando na qualidade do ambiente corporativo, enquanto a comunicação interna tem viés de curto prazo, com foco apenas na transmissão da mensagem.

O que é preciso para implementar o endomarketing?

Para implementar estratégias de endomarketing na empresa, a Rock Content sinaliza alguns passos. Vamos ver quais são:

  • Ter ciência do objetivo do endomarketing: trabalhar a parte interna da empresa;
  • Realizar um trabalho conjunto com a área de Recursos Humanos (RH) para entender as maiores necessidades e dificuldades dos funcionários, além de como a empresa pode auxiliar no dia a dia;
  • Com as informações coletadas, a empresa pode traçar as estratégias de endomarketing com o foco de fazer essa aproximação com os funcionários. As mais comuns são o treinamento de equipes que auxilia no nivelamento dos colaboradores, além da bonificação por resultados;
  • Com as estratégias montadas, é preciso colocar em prática. Nesse processo, é importante manter pesquisas de satisfação com os funcionários, além de coletar opiniões sobre o que pode melhorar e como fazer;
  • Estude os resultados obtidos com as ações.

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