O espectro de atuação do nutricionista

O episódio #12 do podcast Dom Universitário traz um bate-papo entre as professoras Adriana Fuzeto e Mariana Greco sobre o espectro de atuação do nutricionista.

Carreira na Nutrição

Durante a conversa, elas abordam diversos temas relacionados à carreira na área de nutrição, desde a formação acadêmica até as possibilidades de atuação em diferentes setores.

Formação acadêmica

A professora Adriana começa a conversa perguntando sobre a formação acadêmica da nutricionista Mariana. Ela explica que é formada em nutrição e fez mestrado em saúde da criança e do adolescente. Além disso, ela tem mais de 10 anos de atuação na área e já trabalhou em diversos setores, como saúde coletiva, indústria de alimentos e consultório.

Disciplinas do curso

Em seguida, a professora Adriana pergunta sobre as principais disciplinas que o curso de nutrição oferece.

Mariana explica que o curso é bastante amplo e aborda diversas áreas, como bioquímica, fisiologia, nutrição clínica, nutrição esportiva, entre outras. Ela destaca a importância de ter uma formação sólida em ciências básicas para poder entender melhor o funcionamento do corpo humano e aplicar esse conhecimento na prática.

Indústria de alimentos

A conversa segue com a professora Adriana perguntando sobre a atuação do nutricionista na indústria de alimentos.

Mariana explica que essa é uma área em expansão e que oferece diversas oportunidades de trabalho. O nutricionista pode atuar em empresas de alimentos, desenvolvendo novos produtos e avaliando a qualidade nutricional dos alimentos já existentes.

Além disso, ele pode trabalhar em restaurantes, elaborando cardápios saudáveis e orientando os clientes sobre escolhas alimentares adequadas.

Especialização

Outro tema abordado no programa é a importância da especialização em saúde coletiva para a carreira de um nutricionista. Essa é uma área que tem ganhado cada vez mais destaque, principalmente em função do aumento das doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e obesidade.

O nutricionista que se especializa em saúde coletiva pode atuar em diversas frentes, como na promoção da alimentação saudável em escolas e empresas, na elaboração de políticas públicas de alimentação e nutrição, e na gestão de programas de alimentação e nutrição em hospitais e unidades de saúde.

Tratamentos de doenças

A conversa também aborda a importância da nutrição no tratamento de doenças, como a intolerância à lactose e a fenilcetonúria.

A nutrição desempenha um papel fundamental no tratamento dessas doenças, pois é necessário fazer uma dieta específica para controlar os sintomas e evitar complicações.

Mariana destaca a importância de os nutricionistas estarem atualizados sobre as últimas pesquisas e recomendações na área, para poder oferecer um tratamento adequado aos pacientes.

nutricionista-escrevendo-no-computador

Consultórios

A conversa então continua com foco na atuação do nutricionista em consultório. A professora Mariana explica que essa é uma das áreas mais tradicionais da nutrição, e que muitos profissionais optam por trabalhar nesse setor.

Ela destaca a importância de o nutricionista ter uma abordagem individualizada, levando em conta as necessidades e preferências de cada paciente. Além disso, ela ressalta a importância de o nutricionista estar sempre atualizado sobre as últimas pesquisas e recomendações na área, para poder oferecer um tratamento eficaz e seguro aos pacientes.

Conclusão

Em resumo, o décimo segundo episódio do podcast Dom Universitário traz uma conversa esclarecedora sobre o espectro de atuação do nutricionista.

Por meio do bate-papo entre as professoras Adriana Fuzeto e Mariana Greco, é possível entender melhor as diversas áreas em que o nutricionista pode atuar, desde a indústria de alimentos até a saúde coletiva, passando pelo consultório e pelo tratamento de doenças.

A conversa destaca a importância de uma formação sólida em ciências básicas, bem como de uma atualização constante sobre as últimas pesquisas e recomendações na área. Além disso, a conversa ressalta a importância da nutrição na promoção da saúde e prevenção de doenças, e incentiva os futuros alunos de nutrição a se dedicarem aos estudos e a buscar sempre aprimoramento na área.

As participantes

– Adriana Fuzeto é Graduada em Ciências Biológicas; Mestre em Medicina Veterinária e Doutora em Ciências.

– Mariana Greco possui Graduação em Nutrição e Metabolismo, concluiu Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde com enfoque em Saúde Coletiva. Tem experiência em Nutrição Clínica e Atenção primária.

Para saber mais sobre o curso de Nutrição e fazer sua inscrição, acesse:
– Presencial

– EAD

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 12 completo pelo Spotify.