No dia da internet segura, vamos falar da LGPD

Avatar
banner-do-dia-da-internet-segura

Dia 8 de fevereiro é o dia da internet segura.

Esse dia foi criado pela Rede Insafe, na Europa, e tem como objetivo envolver e unir os diferentes atores, públicos e privados, na promoção de atividades de conscientização em torno do uso seguro, ético e responsável das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Uma iniciativa que reúne, atualmente, mais de 200 países e acontece não só no dia 08/02, mas também durante os meses de janeiro e fevereiro, de forma on e offline. 

No Brasil, temos o portal internet segura, idealizado pelo GCI.br, que reúne iniciativas de conscientização sobre segurança e uso responsável da internet no Brasil.

São iniciativas importantes e que precisam ser difundidas. De acordo com as pesquisas, o número de golpes na internet cresce em proporções altíssimas a cada ano. Algumas dizem que, em 2021, em cada 10 pessoas, 6 já sofreram algum tipo de golpe na internet.

A conscientização sobre as formas de se manter seguro são essenciais para diminuir esses números.

E falando em internet segura, vamos falar da LGPD 

A lei geral de proteção de dados foi aprovada no Brasil em 2018 e teve sua fase final de implementação em 2021.

A lei tem o objetivo de proteger os dados dos usuários e, com isso, acaba trazendo mais segurança na internet, em alguns aspectos.

A LGPD, tratando de forma bem simples, visa manter os dados pessoais dos indivíduos protegidos contra eventuais ataques, invasões e vazamentos de informações.

Para isso trouxe uma regularização sobre como esses dados são coletados e utilizados pelos mais diferentes tipos de empresas e serviços. Os usuários passaram a ter o “poder” de controlar o uso dos seus dados ao informá-los, por exemplo, para realizar um cadastro de compra em uma loja, ou uma assinatura de um streaming.

Com esse controle é possível, caso eles sejam usados de forma inadequada, acionar essa empresa que fez a coleta dos dados e também garante uma maior segurança de que ou quais dados circulam pela internet e possam ser alvo de vazamentos.

É uma lei importante, que veio em um momento propício e necessário.

Outras leis, como a 14.155/21, que amplia penas por crimes de furto e estelionato praticados com o uso de dispositivos eletrônicos, surgiram e surgem nesse caminho de proteção dos usuários contra as questões “ruins” advindas da internet.

Não só no dia da internet segura, mas como em todos os outros, é preciso estar atento ao como se posicionar e como utilizar a internet, pois, infelizmente, pessoas com intenções desvirtuadas usam a tecnologia da forma que não deveriam.

Que esse dia ajude a conscientizar sobre a importância do uso da internet da melhor forma e dos meios de se proteger nesse ambiente.

Continue acompanhando o Blog UniDomBosco para se manter atualizado.