Nunca se falou e se ouviu tanto sobre coaching e desenvolvimento humano.
Isso devido certamente a vivermos um momento mundial no qual a busca pelo entendimento individual para viver de forma qualitativa o pessoal e o coletivo é cada vez maior.
Diante disso, a busca pela graduação em Coaching e Desenvolvimento Humano também tem crescido.
O UniDomBosco criou um curso de graduação e vamos falar um pouco mais sobre ele.
Quem é o profissional de coaching e desenvolvimento humano
O coach é o profissional que, com a devida formação, conduz o processo de Coaching buscando ajudar os clientes a se conhecerem melhor, identificarem e desenvolverem habilidades e superarem limitações na busca de seus objetivos. Esses objetivos podem ser de qualquer área da vida e os coachs costumam se especializar em alguma delas como: relacionamento, produtividade, entre outras.
A graduação em Coaching e Desenvolvimento Humano proporciona a formação necessária para essa atuação.
Mercado
Como já dissemos, o mercado nessa área está altamente aquecido.
As empresas dos mais diferentes nichos e portes têm buscado esse tipo de profissional para treinarem suas equipes.
Assim como existe também a procura de indivíduos com os mais diferentes objetivos em busca de maior conhecimento de suas capacidades e dispostos a aprender a usar ferramentas que os ajudem nesse processo.
O que se aprende no curso?
O curso aborda temas como: gestão de projetos, sistemas de informação, mediação, recursos humanos, liderança e design thinking, buscando oferecer uma formação ampla ao profissional.
Esses temas são abordados em disciplinas como:
- Relacionamento interpessoal e Inteligência emocional;
- Administração de conflitos e técnicas de negociação;
- Liderança, coaching e mentoring;
- Mapeamento e gestão de processos.
O curso tem duração de 2 anos, pois é um curso de graduação conhecido como tecnólogo e que tem foco principal na prática profissional, sendo oferecido na modalidade EAD.
Atuação
A atuação é vasta, tanto de campo de atuação quanto de área de atuação.
Como já dito, o coach normalmente escolhe uma área de atuação como: relacionamento, negócios, carreira, finanças, vida pessoal e dentro disso ele pode atuar individual ou coletivamente.
Individualmente são as sessões de atendimento, que diferem muito de perfil de acordo com cada profissional e a área de atuação.
Coletivamente pode ser por meio de palestras, cursos e imersões em grupo.
Diante dessa gama de opções, é possível perceber que muitas são as opções de atuação e com isso também as de ganho.
A variação salarial é grande, dependendo do tipo de trabalho, mas podemos citar como exemplo as sessões individuais que podem variar de R$100,00 a R$3.000,00, dependendo da experiência do profissional e sua área de atuação.
Escuta essa…
E, para você que se interessou pelo curso de Coaching e Desenvolvimento Humano, uma dica bem interessante é escutar o episódio 11 do DOM Universitário, o podcast do UniDomBosco no qual as professoras do curso, Adriana Franzoni e Lorena Vedovato, falam sobre o tema “Habilidades sociais no desenvolvimento da carreira”.
Além de conhecer um pouco dessas duas excelentes profissionais, neste episódio você vai poder ouvir um pouco sobre esse tema e também sobre o curso.
Logo no início, Lorena fala sobre o coach como profissional: “Costumo dizer que o coach amplia os nossos horizontes”. Com essa fala, ela mostra como, na sua opinião, o trabalho do coach acontece.
Principalmente para desmistificar o que se fala e se pensa sobre o profissional. Alinhar que ele é um profissional capacitado com conhecimentos que ajudam a ampliar o horizonte.
E daí, ela divide o caminho para o tema central em duas etapas: habilidades sociais e o desenvolvimento de carreira.
Introduz dizendo que habilidades sociais são fundamentais para chegarmos ao ponto em que estamos hoje em tecnologia, evolução e outras. Socialização é algo intrínseco. O ser humano busca socialização. Habilidades sociais são parte da nossa identidade.
E como desenvolvemos a nossa? Por meio das nossas interações sociais.
Ela traz muitos exemplos para explicar melhor sobre isso e faz alguns questionamentos importantes: Como você avalia suas habilidades sociais? Quais habilidades sociais você acha importante? Você acha que o extrovertido é que tem mais habilidades sociais?
Diz também que não dá pra falar de desenvolvimento de carreira sem falar sobre o desenvolvimento como um todo. E fala um pouco sobre como a concepção e os estudos sobre desenvolvimento se expandiram com o decorrer do tempo.
Mostra que hoje se enxerga o desenvolvimento como plural e composto por bio/psico/social e que o profissional que somos é uma soma dos três, agindo de maneira simultânea.
E, com isso, cada um é um ser único, que tem um desenvolvimento de carreira também único.
A conversa continua fluindo e a professora Adriana complementa, dando suas contribuições sobre o tema.
Gostou dessa pequena “palhinha” sobre o episódio? Então, clica no link e escute integralmente, porque não vai se arrepender.
Quer saber mais sobre algum outro curso do UniDomBosco? Escreva nos comentários e continue acompanhando o Blog e nossas redes sociais.