Empreender para a vida: Compreender e praticar

O episódio #14 do podcast Dom Universitário traz uma conversa com o professor Edson Ferlin sobre empreender para a vida e como a matemática pode ser aplicada de forma interessante.

Matemática na vida empreendedora

O professor começa explicando que a matemática não precisa ser vista apenas como uma disciplina técnica, mas sim como uma ferramenta para resolver problemas do dia a dia.

Ele destaca a importância de desenvolver habilidades empreendedoras, como a criatividade, a capacidade de resolver problemas e a habilidade de se comunicar bem. Segundo ele, essas skills são essenciais para quem quer empreender com sucesso.

Filosofia e empreendedorismo

No decorrer do episódio, ele também fala sobre a importância de compreender a filosofia por trás do empreendedorismo.

Sócrates

Ele cita Sócrates, que diz que devemos tomar cuidado com o vazio de uma vida ocupada demais. Ou seja, é importante encontrar um propósito para a vida e não apenas se ocupar com atividades sem sentido.

Aristóteles

Outro filósofo citado é Aristóteles, que fala sobre a importância da virtude no empreendedorismo. Segundo ele, a virtude é o meio-termo entre o excesso e a falta. Ou seja, é importante encontrar um equilíbrio entre ser excessivamente ambicioso e ser complacente demais.

Leonardo da Vinci

O professor também relaciona o aprendizado de história e a arte e cita Leonardo da Vinci, que foi um grande empreendedor em sua época. Da Vinci era um artista, inventor e cientista, e suas habilidades em diversas áreas o ajudaram a criar soluções inovadoras para problemas complexos.

jovens-empreendedores-conversando

Matemática aplicada

O episódio volta ao tema matemática aplicada, com exemplos de como ela pode ser usada para resolver problemas do dia a dia, como calcular a quantidade de tinta necessária para pintar uma parede ou calcular o tempo necessário para cozinhar um prato.

Tecnologia

Outro fator fundamental é aprender com a tecnologia, que pode ser usada para criar soluções inovadoras, como aplicativos que ajudam a gerenciar finanças pessoais ou sistemas de inteligência artificial que ajudam a prever tendências de mercado.

A prática do empreendedorismo

Por fim, o professor destaca a importância de praticar o empreendedorismo, enfatizando que não basta apenas compreender a teoria, mas é preciso colocar em prática as habilidades empreendedoras para alcançar o sucesso.

O professor encerra a conversa citando uma frase de Einstein: “No meio da dificuldade, encontra-se a oportunidade”. É crucial encarar os desafios como oportunidades para aprender e crescer, e o empreendedorismo pode ser uma forma de transformar essas dificuldades em oportunidades.

Conclusão

Em resumo, o décimo quarto episódio do podcast Dom Universitário traz uma conversa inspiradora sobre empreender para a vida e como a matemática pode ser aplicada de forma interessante. O professor Edson Ferlin destaca a importância de desenvolver habilidades empreendedoras, compreender a filosofia por trás do empreendedorismo, aprender com a história, a arte e a tecnologia, e praticar o empreendedorismo para alcançar o sucesso.

O participante

Edson Pedro Ferlin tem Pós-Doutorado em Cidade Digital Estratégica (Smart Cities), Doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial, Mestrado em Física Computacional, Especialização em Aprendizagem Ativa, Graduação em Engenharia de Computação e em Engenharia Elétrica. Também é Mestre em Engenharia Mecânica, Materiais e Processos de Fabricação.

Para saber mais sobre os cursos do UniDomBosco e fazer sua inscrição, acesse o site por aqui.

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 14 completo pelo Spotify.