A ansiedade antes de alguns eventos importantes, como as provas, é mais comum do que se imagina.
Alguns estudantes chegam até a vivenciar o famoso “branco” que os impede de apresentar bons resultados nesse momento.
Os especialistas colocam que é importante diferenciar ansiedade e nervosismo.
O nervosismo é temporário e se resolve assim que o estresse vai embora, podendo ser controlado.
Dada essa definição, podemos entender que a maioria dos estudantes apresentam nervosismo e não ansiedade. Porém existem aqueles que apresentam, de fato, a ansiedade e nesses casos a indicação é que seja procurado um profissional especialista para avaliação e tratamento, quando indicado.
Mas não é porque a maioria tem nervosismo, e não ansiedade, que essa situação é fácil de ser resolvida e que não traz transtornos para os estudantes.
Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar os alunos a realizarem suas provas com mais tranquilidade e não deixando que o nervosismo tome conta e afete os resultados.
Nossas dicas servem tanto para as provas cotidianas da vida dos estudantes, quanto para as provas específicas, como vestibulares e concursos
- Tenha uma rotina de estudos
Ter uma rotina de estudos ajuda o estudante a não estudar somente na véspera, o que é um fator que gera muito nervosismo.
Essas dicas desses artigos podem ajudar a montar uma boa rotina de estudos.
- Aprenda a respirar
A respiração feita de forma correta e com atenção pode ser uma boa forma de acalmar o corpo e a mente.
Antes de iniciar a prova, respire profundamente e se concentre na respiração.
- Pratique atividades físicas
A prática de exercícios físicos ajuda no combate à ansiedade e alguns estudos mostram que colaboram com a memória, além de todos os benefícios para a saúde.
- Durma bem
O hábito de ter boas noites de sono deve ser colocado em prática no dia a dia, porém, antes de uma prova, ter uma boa noite de sono colabora para que o corpo e a mente estejam descansados para este desafio, no dia seguinte.
- Mantenha-se positivo
O pensamento positivo ajuda a eliminar os pensamentos negativos que normalmente geram o nervosismo.
Acreditar que o esforço e atenção dados aos estudos vão proporcionar bons resultados ajuda a se concentrar e ter mais calma no momento da prova.
- Faça primeiro o que tem segurança
Essa dica ajuda estudantes que ficam nervosos durante a avaliação. Muitos, quando se depararam com uma questão em que têm dúvidas, se desesperam e acabam perdendo o foco e o controle.
Quando o estudante faz primeiro as questões em que tem certeza e segurança sobre a resposta, isso traz mais confiança e tranquilidade para depois resolver aquelas que geram dúvida.
Outras dicas poderiam ser dadas e gostaríamos que contassem nos comentários o que mais ajuda vocês a combaterem o nervosismo nos momentos das provas.