Dia Nacional da Conscientização sobre as mudanças climáticas

Avatar

mudanças climáticas

Infelizmente foi preciso ser criado um dia para falar e pensar sobre as mudanças climáticas. Desde 2011, quando ele foi instituído, a cada ano torna-se mais necessário.

Obviamente que não se deve pensar, falar e criar soluções nesse único dia, mas ele serve como um alerta, uma luz piscante sobre um assunto importante, não só nacionalmente.

E, mesmo com esse dia nacional de conscientização sobre as mudanças climáticas existindo desde 2011, muitas pessoas sequer sabem sobre o assunto e entendem a dimensão dele.

Primeiro vamos esclarecer o que são mudanças climáticas.

As mudanças climáticas são transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima.

Essas mudanças podem ser naturais, como por meio de variações no ciclo solar. Mas desde 1800, as atividades humanas têm sido o principal impulsionador das mudanças climáticas, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás.”

Com essa definição, podemos compreender que as mudanças ocorrem e fazem parte da natureza. Porém também que a ação humana acelera esse processo e esse é o grande problema.

Mas além de ser o grande problema, pode ser atualmente uma grande solução.

E esse dia tem como objetivo mostrar à população os problemas causados pelas mudanças climáticas e como podem ser minimizados por meio de ações.

Ações que são responsabilidade tanto dos governos quanto da sociedade em geral. E o papel de cada indivíduo é muito importante.

Separamos algumas dicas de ações que podem ser tomadas por cada um de nós e que, aos poucos, pode colaborar com o nosso futuro e o das próximas gerações.

São elas:

  • Diminuir ou até evitar o uso de plástico

Muitas pessoas não sabem, mas o plástico é feito a partir do petróleo e nesse processo existe a emissão de gases nocivos.

Diminuir o uso, fazendo trocas responsáveis por embalagens de tecido ou vidro, colabora de forma muito positiva.

Além disso, cuidar para que os plásticos utilizados possam ser reciclados também colabora bastante.

  • Buscar formas alternativas aos combustíveis fósseis

A energia solar é uma das formas de substituição que tem tido muitos adeptos nos últimos anos. Ela, além de colaborar com o planeta, tem ajudado muitas pessoas a diminuírem os gastos com energia.

  • Reduzir o uso do carro

Muitas podem ser as formas de diminuir o uso do carro e, por consequência, os males causados por eles.

Carona coletiva, morar mais perto do trabalho para pode ir a pé, de bicicleta, utilizar transportes públicos, por exemplo, são algumas das alternativas

  • Consumir produtos sustentáveis

Estar atento ao que se consome é bom e não só pensando nas questões climáticas.

Procurar consumir produtos de empresas que preservam e cuidam do meio ambiente traz benefícios individuais e coletivos.

Quanto mais as empresas perceberem a importância disso, mais rapidamente farão as mudanças necessárias. A diminuição das vendas é algo que costuma fazer as empresas pensarem em algumas causas.

  • Reduzir o consumo de carne e leite

Os estudos mostram que as criações de gado são responsáveis por grande parte da emissão de gases nocivos.

Com a redução do consumo de carne e leite, essa emissão consequentemente diminui.

Você teria outras ações para acrescentar nessa lista? Escreva nos comentários e continue acompanhando o Blog UniDomBosco.