No dia 10 de junho comemora-se o dia da Língua Portuguesa. Essa data foi escolhida em memória de Luiz Vaz de Camões.
Essa é a data de sua morte, embora o ano não seja preciso (1579 ou 1580). Camões é considerado um dos maiores poetas da tradição ocidental, assim como uma grande figura da literatura lusófona (literatura escrita em língua portuguesa).
Devido a isso, o dia foi escolhido. Muito comum é a confusão da data com o dia Mundial da Língua Portuguesa, comemorado no dia 05 de maio. Esse dia foi instituído pela UNESCO, em parceria com a Comunidade dos países de Língua Portuguesa, e tem como objetivo o justo reconhecimento da relevância global da língua.
De acordo com dados recentes, a língua portuguesa é falada por 260 milhões de pessoas no mundo todo e nove países possuem o idioma como oficial.
Com isso, é o quinto idioma mais falado no mundo e o terceiro entre os ocidentais.
Tanto o Dia da Língua Portuguesa como o Dia Mundial da Língua Portuguesa têm razão e importância de ser.
Qual a origem da Língua Portuguesa?
A literatura portuguesa foi e ainda é uma das principais formas de difusão da língua, tanto que se comemora a data em homenagem a Camões.
E podemos citar além dele outros importantes personagens dessa história como: Gil Vicente, Padre Antonio Vieira, Almeida Garrett, Eça de Queiroz, Fernando Pessoa, entre outros.
Qual a importância desse dia?
Além do reconhecimento da língua de forma global, esse dia deve ser visto como um momento de reflexão para a importância do conhecimento, estudo e bom uso da língua portuguesa.
Que as escolas usem esse momento como conscientização e que, no decorrer dos anos, tenhamos uma significativa diferença nesses aspectos citados.
Que a nossa língua seja mais valorizada e cada vez mais utilizada, divulgada e conhecida.
Quer saber mais sobre datas importantes? Acompanhe diariamente o Blog e as redes sociais do UniDomBosco.