ChatGPT é um dos assuntos mais comentados nos últimos meses e isso porque ele é um tema que, embora muitos não consigam perceber, afeta a maior parte da população, de uma forma ou de outra.
Você, por exemplo, que está lendo esse artigo e muitos outros que devem ter contato todos os dias, é afetado por essa tecnologia. Isso devido ao fato de que já foi anunciado por vários canais de conteúdo o uso do ChatGPT na elaboração dos mesmos.
Para você, fica a dúvida de se os artigos que lê são escritos por humanos ou por inteligência artificial. A resposta, sobre esse artigo, é que ele é 100% escrito por humanos.
E para o ensino? Nos trabalhos acadêmicos? Como será que essa nova tecnologia está sendo usada por professores e alunos? Como as instituições de ensino estão lidando com ela?
Neste artigo, vamos trazer esse debate, mas antes é preciso deixar bem claro o que é e o que não é essa tecnologia.
Afinal, o que é ChatGPT?
Ele é um algoritmo baseado em inteligência artificial, com o principal objetivo de geração de textos.
Algoritmo: Em matemática e ciência da computação, um algoritmo é uma sequência finita de ações executáveis que visam obter uma solução para um determinado tipo de problema.
Inteligência artificial: Na tecnologia, a Inteligência Artificial (de sigla: IA; do inglês: Artificial Intelligence, de sigla: AI) é a inteligência demonstrada por máquinas ao executar tarefas complexas associadas a seres inteligentes, além de também ser um campo de estudo acadêmico, no qual o principal objetivo é de executar funções de modo autônomo.
Ele usa as informações disponíveis na internet, como base de dados, e transforma os questionamentos dos usuários em respostas, porém o seu diferencial é na forma como essas respostas são entregues.
A contextualização, além das respostas diversificadas, é o grande diferencial do ChatGPT. Um mesmo questionamento é respondido de diferentes formas. Ele é capaz de produzir artigos, receitas, poemas, músicas, entre outros.
Devido a isso é que, como falado no início do texto, essa tecnologia tem afetado a maior parte da população. Alguns de forma mais contundente, como os criadores de conteúdos (com as muitas polêmicas sobre como atuar com essa nova tecnologia) e outros de forma branda, porém afeta e revoluciona o dia-a-dia da maioria.
E uma parcela dessa maioria são os estudantes e os professores.
E como fica a educação, com essa nova tecnologia? Como os estudantes vão usar o ChatGPT nos trabalhos acadêmicos? Como os professores vão se adaptar a isso?
ChatGPT e trabalhos acadêmicos
O uso da tecnologia na educação é uma realidade que vem transformando a forma como professores e estudantes vivenciam e experienciam o aprendizado.
Ainda é, para muitos, principalmente professores, uma “novidade” que traz um tanto ainda de questionamentos.
Muitas são as tecnologias utilizadas nos dias atuais na educação, desde as mais simples, até as mais requintadas como a IA.
Quando elas são utilizadas como forma de aquisição de conhecimento, facilitação de processos, ou outros, e trazidas da instituição/professores para os estudantes, é mais simples e mais fácil de controlar.
Porém, quando é uma tecnologia como a do ChatGPT, que é de acesso de todos e de nenhum controle por parte das instituições/professores, a questão passa a ser alvo de preocupação.
A cópia de conteúdos em trabalhos acadêmicos sempre foi uma realidade, desde o uso das enciclopédias, entretanto era possível descobrir isso de forma simples. Um copia e cola no google fazia com que os professores soubessem quais trabalhos não eram originais.
A grande questão com o uso dessa nova tecnologia é que isso não pode ser feito, pois cada conteúdo criado por ela é um novo conteúdo.
Os professores perdem esse controle, mas não achem, vocês estudantes, que saem ganhando com isso. A verdade é que nem sempre os conteúdos bem escritos e elaborados fornecidos pela tecnologia são verídicos. Como a fonte do banco de dados dela é a própria internet, muitas das informações não são verdadeiras, ou são um recorte mal interpretado ou mal escrito de uma meia-verdade. Assim como todos os conteúdos da internet, nem tudo é verdade.
A importante reflexão que deve ser feita, tanto no uso do ChatGPT quanto de qualquer tecnologia, possui relação com a forma como elas são utilizadas e os objetivos que se busca alcançar.
A educação formal realizada nas instituições de ensino é muito mais do que somente fornecimento e acúmulo de informações e, sendo assim, nenhuma tecnologia, por mais avançada que seja, irá substituí-la.
A reflexão, a troca de conhecimento, as discussões e debates entre seres humanos com diferentes capacidades e habilidades são o “coração” da boa educação formal. E isso, nenhuma tecnologia consegue reproduzir.
Os professores precisam estar mais atentos, os estudantes mais conscientes quanto ao uso da tecnologia e todos antenados e dispostos a utilizarem as tecnologias, do ChatGPT, ou qualquer nova que surja, de modo a somar na educação.
Certamente esse é um debate que ainda renderá muito assunto. Conte nos comentários qual a sua visão sobre o uso do ChatGPT no seu dia-a-dia.