Adaptabilidade ao novo paradigma da liderança

O episódio 22 do podcast Dom Universitário aborda o tema da adaptabilidade ao novo paradigma da liderança, com a presença da professora Mariana Stachiu.

A liderança em cada contexto

A professora começa a sua apresentação destacando a importância da liderança situacional, que depende do contexto em que se está inserido.

Ela ressalta que o contexto atual vem mudando rapidamente e deixando marcas em todos nós, o que torna ainda mais importante entender que as pessoas ao nosso redor também estão mudando.

Adaptabilidade

A professora Mariana apresenta então alguns slides sobre a adaptabilidade ao novo paradigma da liderança.

Existem três componentes essenciais para trabalhar uma nova competência, seja ela liderança, comunicação ou relacionamento.

Conhecimento

O primeiro componente é o conhecimento, que envolve a busca por informações e aprendizado constante. Os alunos já estão em busca do conhecimento, por estarem matriculados em uma faculdade, e parabeniza-os por isso.

Habilidade

O segundo componente é a habilidade, que envolve a prática e o desenvolvimento de habilidades específicas. É importante identificar quais habilidades são necessárias para a liderança em um determinado contexto e trabalhar para desenvolvê-las.

Atitude

O terceiro componente é a atitude, que envolve disposição para agir e tomar decisões. A professora Mariana lembra que a atitude é fundamental para a liderança, pois é ela que permite colocar em prática o conhecimento e as habilidades adquiridas.

Dicas

Mariana apresenta então algumas dicas para os alunos desenvolverem a sua auto liderança e se adaptarem ao novo paradigma da liderança.

É importante se organizar e ter disciplina na vida acadêmica, para ter melhor performance nas atividades.

Ela então propõe uma atividade e apresenta envelopes do conhecimento, que contêm dicas para lidar com as mudanças que aconteceram na vida de todos nós, principalmente na vida acadêmica.

reuniao

Liderança além da teoria

A professora destaca também que a liderança não é algo que se aprende apenas na teoria, mas que é preciso colocar em prática e aprender com a experiência.

Ela apresenta alguns exemplos de líderes que se destacaram por sua adaptabilidade e flexibilidade, como Steve Jobs e Elon Musk, e destaca que a capacidade de se adaptar às mudanças é fundamental para o sucesso na liderança.

Empatia

O episódio segue com uma fala sobre a importância da empatia na liderança, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro e entender suas necessidades e perspectivas.

A empatia é fundamental para a construção de relacionamentos saudáveis e para a resolução de conflitos.

Processo contínuo

A professora finaliza sua apresentação destacando que a liderança é um processo contínuo de aprendizado e desenvolvimento, e que é preciso estar sempre aberto a novas ideias e perspectivas.

Ela incentiva os alunos a se envolverem em projetos e atividades extracurriculares, para desenvolverem suas habilidades de liderança na prática.

Conclusão

No geral, o vigésimo segundo episódio do podcast Dom Universitário oferece uma visão abrangente e prática sobre a adaptabilidade ao novo paradigma da liderança.

A professora Mariana Stachiu apresenta conceitos e dicas valiosas para os alunos desenvolverem suas habilidades de liderança e se adaptarem às mudanças do mundo atual.

Participante

Mariana Stachiu é mestre em psicologia e, além de professora do UniDomBosco, coordena o Núcleo de Apoio ao Discente do Centro Universitário. Tem experiência na área de Comportamento Organizacional, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas, comportamento organizacional, desenvolvimento pessoal e profissional, comunicação eficaz, gestão do conhecimento e coaching. Sócia-Diretora da Potencial Desenvolvimento Humano. Atua como Consultora e Coach.

Para saber mais sobre os cursos nos quais a professora leciona e fazer sua inscrição, acesse:
Coaching e Desenvolvimento Humano (EAD)
Psicologia (presencial)

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 22 completo pelo Spotify.