O desejo da maioria dos estudantes que ingressam na graduação é conseguir bons estágios.
Isso porque os estágios, além da “bagagem” prática necessária, trazem remuneração (quando é o caso), boas indicações no mercado de trabalho e, muitas vezes, até vagas ao final do mesmo.
Se quiser saber mais sobre a importância do estágio, leia: https://www.unidombosco.edu.br/blog/qual-a-importancia-do-estagio/
E, por isso, a busca pelos bons estágios para muitos acontece logo que ingressam no primeiro semestre da graduação.
Para ajudar aqueles que estão nessa busca, selecionamos 5 dicas.
Anotem as dicas e boa sorte na procura de bons estágios
- Elabore um bom currículo
Pode parecer estranho elaborar um bom currículo sem ter muitas experiências para colocar nele. Mas uma boa apresentação das informações que você tem a apresentar é um diferencial.
- Fique atento às oportunidades
Quem busca bons estágios precisa estar atento a todas as oportunidades vindas das mais variadas formas.
Acessar sites especializados, fazer cadastro em locais especializados, participar de eventos e cursos da sua área, pesquisar nos sites das empresas, entre outras formas, precisam fazer parte da rotina de quem busca estágios.
- Faça networking
Tão essencial quanto estar atento às oportunidades é fazer com que elas aconteçam e o networking é fundamental para isso.
Ter bons contatos pode ser a “porta de entrada” para os bons estágios.
Frequente eventos, cursos e palestras, faça parte de comunidades nas redes sociais da sua área, tenha um bom perfil no Linkedin, mantenha boas relações com os colegas de turma.
- Saiba quais são as habilidades mais procuradas
Procure estar atento às habilidades mais procuradas pelas empresas para aprimorá-las em você.
Todas as habilidades podem ser aprimoradas, ou até construídas, e fazer isso vai somente melhorar não só seu currículo, como sua vida pessoal, de estudante e profissional.
- Seja um bom estudante
Essa nem deveria ser uma dica, porém muitos estudantes estão tão focados nos bons estágios que esquecem da importância do que é ensinado na graduação.
A base teórica e prática que a graduação proporciona é o que vai fazer o diferencial na atuação como estagiário e, futuramente, como profissional.
Não deixe os estudos de lado pelo estágio. Se organize de forma a realizar os dois com a melhor qualidade possível e, dessa forma, os resultados vão aparecer e seu “eu“ profissional do futuro vai agradecer.
Claro que não são somente essas 5 dicas que garantirão um bom estágio, mas certamente elas são um ótimo caminho para ele.
Uma dica extra que podemos dar é que finais de semestre são bons momentos para se buscar estágio, pois muitos estagiários estão finalizando seus ciclos e com isso muitas vagas surgem.
Agora é com você. Siga as dicas e boa sorte!
Continue acompanhando o Blog UniDomBosco.