5 dicas para conseguir bons estágios

Avatar

O desejo da maioria dos estudantes que ingressam na graduação é, além de fazer um curso com o qual se identifique, conseguir bons estágios. 

Isso porque os estágios, além da “bagagem” prática necessária, trazem remuneração (quando é o caso), boas indicações no mercado de trabalho e, muitas vezes, até vagas ao final do período. 

Os estágios são também uma das formas mais práticas e importantes para o estudante entender se, de fato, aquele curso escolhido por ele é o que se encaixa nas suas expectativas, desejos e vontades. 

A verdade é que a teoria que é ensinada nos cursos muitas vezes difere da atuação prática da profissão, o que faz com que muitos cheguem ao mercado de trabalho e, só lá, compreendam que talvez devessem ter feito outro curso. 

Se quiser saber mais sobre a importância do estágio, leia: Qual a importância do estágio 

E, diante de tudo isso, é que a busca pelos bons estágios, para muitos dos estudantes, acontece logo que ingressam no primeiro semestre da graduação. 

Para ajudar aqueles que estão nessa busca, selecionamos 5 dicas que vão ajudar bastante. 

Anotem as dicas e boa sorte na procura de bons estágios 

·       Elabore um bom currículo 

Pode parecer estranho elaborar um bom currículo sem ter muitas experiências para colocar nele. Mas é preciso ter consciência que de fato, nesse momento da sua carreira profissional, o que você tem para apresentar são principalmente as soft skills. Ou seja, as suas habilidades sociais e comportamentais, nesse momento do estágio, é que devem ser o foco. 

Então, além de colocar os cursos que você já fez, mostre quais são suas principais características, quais são seus objetivos e o porquê de querer realizar o seu estágio naquele local. 

Uma boa apresentação dessas informações é um diferencial. Com isso não se quer dizer que o currículo tem que ser colorido, feito em aplicativos de imagens, mas, sim, que ele represente bem quem você é e o que busca. 

·       Fique atento às oportunidades 

Quem busca bons estágios, precisa estar atento a todas as oportunidades vindas das mais variadas formas. Não ache que as boas oportunidades vão cair do céu aos seus pés. 

É essencial acessar sites especializados, fazer cadastro em locais especializados, participar de eventos e cursos da sua área, pesquisar nos sites das empresas que te interessam, enfim, é preciso ter atitudes proativas em relação à busca pelo seu estágio. E isso precisa fazer parte da rotina de quem busca estágios. 

Sabemos que a maior parte dos estágios se iniciam nos começos de semestres ou ano, porém as seleções são feitas em alguns casos muito antes disso. Então, são aqueles que estão atentos a isso que conseguem as melhores oportunidades. 

bons-estagios

·       Faça networking 

Tão essencial quanto estar atento às oportunidades, é fazer com que elas aconteçam e o networking é fundamental para isso. 

Ter bons contatos pode ser a “porta de entrada” para os bons estágios. 

Frequente eventos, cursos e palestras, faça parte de comunidades nas redes sociais da sua área, tenha um bom perfil no Linkedin, mantenha boas relações com os colegas de turma. 

Isso tudo é essencial, não só para conseguir bons estágios, mas também para, depois, manter boas relações no mercado de trabalho.  

Não seja aquele que enxerga os colegas de graduação como possíveis concorrentes no mercado, mas sim como prováveis aliados. 

·       Saiba quais são as habilidades mais procuradas 

Procure estar atento às habilidades mais procuradas pelas empresas, para aprimorá-las em você. Lembra das soft skills que você vai colocar no seu currículo? Então, elas podem e devem ser aprimoradas e saber quais são as que se encaixam melhor dentro da sua área de atuação, vai certamente te diferenciar. 

Todas as habilidades podem ser aprimoradas, ou até construídas, e fazer isso vai melhorar não só seu currículo, como sua vida pessoal, de estudante e profissional. 

·       Seja um bom estudante 

Essa nem deveria ser uma dica, porém muitos estudantes estão tão focados nos bons estágios que esquecem da importância do que é ensinado na graduação. 

A base teórica e prática que a graduação proporciona é o que vai fazer o diferencial na atuação como estagiário e, futuramente, como profissional. 

Não deixe os estudos de lado pelo estágio. Se organize de forma a realizar os dois com a melhor qualidade possível e, dessa forma, os resultados vão aparecer e seu “eu profissional” do futuro vai agradecer. 

Obviamente que não são somente essas 5 dicas que garantirão que você consiga um estágio e, muito menos, que de fato ele seja bom.  

Mas, certamente, elas são um ótimo caminho para não só buscar e conseguir um estágio, como também se preparar para a vida profissional que logo chegará na vida de todo estudante. 

Saber elaborar um bom currículo, estar atento às oportunidades, fazer networking, aprimorar habilidades e se comprometer com seu aprendizado é algo que deve ser feito não só durante a vida de estudante, como durante toda a vida profissional. 

Uma dica extra que podemos dar é a de que conversem com estudantes de anos mais avançados do seu curso, para saber quais estágios fazem, quais são suas impressões sobre eles, como conseguiram as vagas, enfim, busque todas as informações que podem te ajudar na sua busca do estágio que melhor se encaixe em sua necessidade. 

E é importante também entender qual é a sua necessidade. Muitos estudantes precisam fazer estágios que sejam remunerados, outros já podem optar pelos que não são. Alguns já sabem em qual área gostariam de atuar, outros querem conhecer melhor todas as áreas.  

Ter todas essas necessidades colocadas na balança, ajudam muito nesse momento tão importante que é o da busca por um estágio. 

Agora é com você. Siga as dicas e boa sorte! 

E para se manter sempre informado, continue acompanhando o Blog UniDomBosco