ALFABETIZAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Capa Dom Acadêmico 2019
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Palavras-chave

Deficiência intelectual
Alfabetização e deficiências
Educação especial

Categorias

Como Citar

Castex, L., & Aparecida From, D. (2019). ALFABETIZAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Revista Dom Acadêmico, 3(1). Recuperado de https://unidombosco.edu.br/revistas/index.php/domacademico/article/view/56

Resumo

Na convivência diária com deficientes intelectuais, é possível constatar que eles apresentam uma dificuldade acentuada para aprender a ler e escrever. Em função disso, esta pesquisa objetivou estudar as dificuldades que eles apresentam na aprendizagem e as possíveis possibilidades de ensino. Através da pesquisa bibliográfica, foi possível pode-se perceber que não existe uma metodologia diferenciada para alfabetizar alunos com deficiência intelectual. Todo o processo de desenvolvimento cognitivo e aprendizagem perpassa pelas mesmas etapas que os alunos considerados "normais". Existem alguns pontos importantes que devem ser destacados, de modo que um deles é o ritmo de aprendizagem de cada um. Em algumas situações, esses alunos podem aprender mais lentamente, mas isso não significa que não vão aprender. É preciso dispor de materiais concretos e de vivência para ensinar novos conteúdos. Na verdade, esse tipo de preparação é necessário para trabalhar com qualquer aluno. O aluno com deficiência intelectual desafia o professor dentro do seu objetivo de ensinar, pois ele tem sua maneira própria de lidar com o saber. Com isso, o educador deve repensar e considerar a aprendizagem como uma conquista individual em vez de seguir padrões e modelos. A intervenção, portanto, é mais significativa e eficiente quando são combinadas várias estratégias, preocupando-se com as potencialidades e dificuldades do aluno.

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