Ficção histórica brasileira

O episódio 35 do podcast Dom Universitário conta com uma conversa sobre “Ficção histórica brasileira” entre a professora do UniDomBosco Gisele Thiel, coordenadora de cursos de graduação da instituição, e a professora convidada Marilene Weinhardt.

O que é ficção histórica

A conversa começa com a professora Marilene explicando que a ficção histórica é um tipo de narrativa que existe, apesar de ser uma contradição em termos. Afinal, se é ficção, não é histórico, mas a ficção histórica tem um fundo histórico que a torna relevante.

Ela ressalta que não cabe aos teóricos legislar sobre o que pode ou não ser feito pelos artistas, mas sim refletir sobre como é feito e qual o resultado.

Importância do gênero

A convidada então também fala sobre a importância da ficção histórica para a compreensão da história e da cultura de um país.

A ficção histórica pode ser uma forma de resgatar a memória de um povo e de trazer à tona questões importantes que foram esquecidas ou negligenciadas. Além disso, a ficção histórica pode ser uma forma de entretenimento e de aprendizado ao mesmo tempo, pois permite que o leitor se transporte para outra época e vivencie experiências que não seriam possíveis de outra forma.

frase-do-episodio-sobre-ficcao-historica-brasileira

Trabalhos no Brasil

A conversa segue com a professora Marilene falando sobre alguns dos trabalhos mais recentes em ficção histórica no Brasil.

Ela destaca que há uma grande variedade de temas e estilos, desde romances históricos até obras que misturam ficção e realidade de forma inovadora. Ela também menciona a importância de se estudar a ficção histórica como um gênero literário em si, com suas próprias características e desafios.

Experiência na área

Ao longo do podcast, a professora Marilene compartilha sua vasta experiência como pesquisadora e professora de literatura. Ela fala sobre o cuidado com as palavras e treinamento dos estudantes a terem esse mesmo zelo.

Também destaca a importância de se ler romances históricos e de se estudar a história de um país para compreender melhor a ficção histórica.

Verossimilhança na narrativa

Durante a conversa, a professora convidada também aborda a questão da verossimilhança na ficção histórica, ou seja, a necessidade de que a narrativa seja plausível dentro do contexto histórico em que se passa.

A verossimilhança não significa que a ficção histórica deva ser fiel aos fatos históricos, mas sim que deve respeitar o espírito da época retratada.

Relação com a história oficial

Outro ponto importante discutido no podcast é a relação entre a ficção histórica e a história oficial. A ficção histórica pode ser uma forma de questionar a história oficial e de trazer à tona perspectivas e vozes que foram silenciadas.

A ficção histórica pode ser uma forma de resistência e de subversão, ao permitir que personagens marginalizados ou oprimidos tenham voz e agência.

segunda-frase-do-episodio-sobre-ficcao-historica-brasileira

Obras favoritas

Ao longo do podcast, Marilene também compartilha algumas de suas obras favoritas de ficção histórica brasileira, como “O Tempo e o Vento”, de Érico Veríssimo, e “A Casa dos Budas Ditosos”, de João Ubaldo Ribeiro. Ela destaca a relevância dessas obras para a literatura brasileira e para a compreensão da história e da cultura do país.

Conclusão

No final do podcast, a professora Marilene faz suas palavras finais e agradece a participação. Ela incentiva os ouvintes a lerem mais romances históricos e a se interessarem pela ficção histórica como um gênero literário importante e relevante.

O podcast termina com a mensagem de que a ficção histórica pode ser uma forma de aprendizado, de entretenimento e de reflexão sobre a história e a cultura de um país.

Participantes

Gisele Thiel é graduada em Pedagogia, mestre em História e doutora em Letras. Experiência de docência nos cursos de Graduação em Letras, Pedagogia e coordenadora de cursos na área de humanas no Centro Universitário UniDomBosco.

Marilene Weinhardt Possui graduação em Letras, mestrado e doutorado em Literatura Brasileira e pós-doutorado pela Universidade de Lisboa(2006). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: ficção histórica, ficção brasileira contemporânea, romances do Sul.

Para saber mais sobre o curso de Letras e fazer sua inscrição, acesse o site por aqui.

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 35 completo pelos nossos canais do YouTube e Spotify.