Dicas para desenvolver o hábito da leitura

habito-da-leitura

Todo mundo, em algum momento da vida, já escutou, de diferentes pessoas e em diferentes situações, da importância do hábito da leitura.

A leitura é algo de extrema importância na construção do conhecimento e desenvolvimento de habilidades essenciais. Mas, a grande verdade é que um número ainda muito baixo de pessoas tem o hábito da leitura e muitos estudantes, ao chegarem na graduação, percebem que precisam adquiri-lo, nem que seja para dar conta das demandas.

Para ajudar todos aqueles que buscam adquirir o hábito da leitura e, de preferência, mantê-lo, separamos algumas dicas que podem ajudar bastante.

Anote as dicas e boas leituras:

• Comece aos poucos

Essa é a dica número 1, pois é a principal. Não adianta querer ler todos os livros que não leu durante a vida de uma vez só e ao mesmo tempo. Não é assim que você vai adquirir o hábito da leitura.

Comece aos poucos, com um livro que seja de fácil leitura, com poucas páginas. Não se preocupe com o julgamento alheio. Vá no seu tempo, mas vá. Isso é o importante.

• Estabeleça metas

Essa é uma boa dica e que ajuda muito, principalmente no começo. Quem não tem o hábito da leitura, vai com facilidade trocá-lo por qualquer outra coisa. Por isso, estabelecer metas ajuda bastante.

Fixe que vai começar lendo 5 páginas por dia, por exemplo, e conforme o hábito vá se instalando, aumente esse número, se achar necessário. Não comece estabelecendo metas altas, pois a possibilidade de não as atingir é alta e não é esse o objetivo.

• Defina momentos

Não escolha ler quando der tempo, pois esse tempo, na correria do dia a dia, não vai acontecer. O ideal é definir os momentos de leitura, ou no começo do dia ou ao final dele. Ler ajuda, também, a espairecer, além de trazer aprendizados e fazê-lo nesses momentos pode ajudar bastante a rotina.

• Participe de clubes de livros

Essa é uma boa dica para aqueles que precisam de estímulos externos. Nesses clubes, além do compromisso da leitura, que é ótimo para quem está buscando o hábito, é possível adquirir novos olhares e entendimentos, o que é muito enriquecedor.

É um local, também, onde é possível obter boas indicações de leituras.

• Descubra seus interesses

Ler deve ser visto sempre como algo prazeroso e, com isso, ler sobre coisas que nos interessa é fundamental.

Por isso, descobrir os interesses ajuda muito a criar o hábito da leitura. E descobrimos nossos interesses, em se tratando de literatura, lendo. No início, busque ler livros sobre os mais diferentes temas e de gêneros distintos. É, literalmente, com a mão na massa que se descobre o que se gosta e o que não atrai tanto.

• Tenha sempre um livro à mão

Se você sempre tiver um livro à mão, quando estiver esperando o ônibus, o médico, o filho em alguma atividade, a chance de você usar esse tempo lendo, ao invés de usar redes sociais, aumenta drasticamente.

Pode ser aquele mesmo livro que está lendo um pouco por dia, mas pode ser um outro, que seja o livro para esses momentos.

habitos-da-leitura

Adquirir um hábito, seja qual for ele, requer, antes de tudo, compromisso. Saber o quanto a leitura é importante na vida pessoal e profissional é um bom motivo para você definir hoje mesmo esse compromisso.

Gostou das dicas? Nas redes sociais do UniDomBosco sempre tem boas dicas de leitura, acompanhe.