Design Thinking na Escola de Arquitetura

O episódio 39 do podcast Dom Universitário aborda o tema: “Design Thinking na Escola de Arquitetura”, apresentado pela professora do curso do UniDomBosco Beatriz Correia.

O que é Design Thinking

Beatriz começa explicando que o Design Thinking é uma metodologia que ajuda a resolver problemas de forma criativa e inovadora. Ela destaca que essa abordagem é muito importante na arquitetura, pois os arquitetos precisam encontrar soluções para problemas complexos e muitas vezes inesperados.

A professora explica que o Design Thinking é dividido em três fases: a fase do “stinking”, que é a fase da confusão e do brainstorming; a fase do entendimento, em que os arquitetos começam a formatar e montar o projeto; e a fase da apresentação, em que o projeto é colocado em teste.

Abordagem colaborativa

Beatriz destaca que o Design Thinking é uma abordagem muito colaborativa, em que os arquitetos trabalham em equipe e compartilham ideias e soluções. Ela explica que na Escola de Arquitetura do UniDomBosco, os estudantes são incentivados a trabalhar em equipe desde o início do curso, o que ajuda a desenvolver habilidades de colaboração e comunicação.

Pesquisa e referências

A professora ainda destaca a importância da pesquisa e das referências na fase do Design Thinking. Os arquitetos precisam pesquisar muito sobre o tema do projeto e buscar referências de outros arquitetos e projetos semelhantes.

Ela destaca que a Escola de Arquitetura do UniDomBosco também oferece muitas referências e material de pesquisa para os estudantes.

Papel do cliente

A convidada então segue com a apresentação ao falar sobre a importância do cliente na arquitetura. Ela explica que na Escola de Arquitetura da UniDomBosco, os estudantes são incentivados a pensar em seus professores como clientes, o que ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e negociação.

Apresentação

Beatriz também fala sobre a importância da apresentação do projeto na fase do Design Thinking. Ela destaca que a primeira impressão é muito importante e que os arquitetos precisam ser capazes de seduzir e encantar o público com sua história e seu projeto.

A professora lembra que é fundamental oferecer muitas oportunidades para os estudantes desenvolverem habilidades de apresentação e comunicação. Os alunos precisam participar de apresentações regulares e ser incentivados a buscar feedback e aprimorar suas habilidades.

design-thinking

Design Thinking na vida profissional

Beatriz conclui sua fala destacando a importância do Design Thinking na arquitetura e na vida profissional em geral. Essa abordagem ajuda a desenvolver habilidades de criatividade, colaboração, comunicação e resolução de problemas, que são essenciais para o sucesso em qualquer área.

O curso do UniDomBosco

A professora ainda termina destacando que a Escola de Arquitetura do UniDomBosco oferece muitas oportunidades para os estudantes colocarem em prática o que aprendem em sala de aula.

Os estudantes participam de projetos reais, como a construção de uma casa ou um museu, e são desafiados a encontrar soluções criativas e inovadoras para os problemas que surgem durante o processo.

Conclusão

Em resumo, o episódio 39 do podcast Dom Universitário apresenta uma verdadeira aula com a professora e arquiteta Beatriz Correia, que compartilha sua experiência com o Design Thinking na Escola de Arquitetura do UniDomBosco.

Ela destaca a importância da metodologia na arquitetura e na vida profissional em geral e explica as três fases do Design Thinking.

A professora também destaca o papel da pesquisa, das referências, da colaboração e da apresentação na abordagem do Design Thinking, e destaca as oportunidades oferecidas pela Escola de Arquitetura do UniDomBosco para os estudantes desenvolverem essas habilidades.

Participante

Beatriz Correia tem experiência de mais de três décadas na atuação de serviços que aliam design de alta qualidade, tecnologia apropriada e proteção ambiental. É especializada no desenvolvimento de projetos de arquitetura corporativa, agrupando design, funcionalidade e a objetividade que uma empresa necessita no seu dia a dia.

Para saber mais sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo e fazer sua inscrição, acesse o site por aqui

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 39 completo pelo nosso canal do Spotify.