Conexões humanas em tempos digitais

O episódio 41 do podcast Dom Universitário traz uma palestra da psicóloga Simone Fonseca de Macedo sobre conexões humanas em tempos digitais. A apresentação aborda a importância das relações humanas em um mundo cada vez mais conectado digitalmente.

As conexões humanas e a tecnologia

Simone inicia sua fala destacando a importância de valorizar o papel de cada pessoa nas conexões humanas, principalmente em tempos digitais. Ela ressalta que, apesar de toda a tecnologia disponível, as relações humanas ainda são fundamentais para a saúde mental e emocional das pessoas.

A psicóloga destaca que a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para conectar pessoas, mas também pode ser um obstáculo para a construção de relações significativas. Ela cita exemplos de pessoas que se sentem sozinhas mesmo estando conectadas a diversas redes sociais, e que muitas vezes acabam se isolando em um mundo virtual.

homem-pensativo-olhando-para-o-celular

Eventos remotos

A convidada também fala sobre a importância da participação ao vivo em eventos online, destacando que essa é uma oportunidade para as pessoas se conectarem de forma mais autêntica e genuína. A interação ao vivo permite que as pessoas se conheçam melhor e criem laços mais fortes, o que pode ser difícil de alcançar em um ambiente virtual.

O papel da psicologia analítica

A psicóloga também aborda o papel da psicologia analítica para entender as relações humanas na era digital. Ela explica que essa abordagem psicológica busca compreender o inconsciente humano e as dinâmicas que influenciam as relações interpessoais.

Simone diz que a psicologia analítica pode ajudar as pessoas a compreenderem melhor suas emoções e a se relacionarem de forma mais saudável e significativa.

Propostas de reflexões

Ao longo do episódio, a convidada apresenta diversas questões para reflexão, como “como posso exercitar minha humanidade hoje na minha realidade diante das coisas que me acontecem?” e “onde posso exercitar minha humanidade?”. Ela complementa dizendo que essas questões podem ajudar as pessoas a desenvolverem uma maior consciência sobre suas emoções e a desenvolverem habilidades para se relacionarem de forma mais saudável e significativa.

Resiliência emocional

Simone também fala sobre a importância da resiliência emocional em tempos digitais, já que trata-se de uma habilidade que pode ser desenvolvida e que ajuda as pessoas a lidarem com as adversidades da vida de forma mais positiva e construtiva.

Ela ressalta que a resiliência emocional é fundamental para lidar com os desafios da era digital, como a exposição excessiva às redes sociais e a pressão por uma vida perfeita.

Valorização das conexões humanas

Ao final da palestra, Simone destaca a importância de valorizar as conexões humanas em tempos digitais e de buscar formas de se relacionar de forma mais autêntica e significativa. Ela lembra que a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para conectar pessoas, mas que é importante não perder de vista a importância das relações humanas na construção de uma vida plena e saudável.

Conclusão

Em resumo, a apresentação de Simone Fonseca de Macedo no episódio 41 do podcast Dom Universitário sobre conexões humanas em tempos digitais traz reflexões importantes sobre a importância das relações humanas na era digital.

Ela aborda aspectos como a importância da participação ao vivo em eventos online, da psicologia analítica para entender as relações humanas e da resiliência emocional para lidar com os desafios da era digital.

O programa é uma oportunidade para refletir sobre como podemos desenvolver habilidades para nos relacionarmos de forma mais saudável e significativa em um mundo cada vez mais conectado digitalmente.

Participante

Simone Macedo é Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Paraná, com Especialização em Psicologia Analítica (Junguiana) pela PUC-PR. É Membro do Instituto Junguiano do Paraná e focada em atendimento clínico para crianças, adolescentes e adultos. Tem atuação em Psicoterapia, análise, supervisão clínica, psicologia em altas habilidades/superdotação e palestras.

Para saber mais sobre os cursos da instituição e fazer sua inscrição, acesse o site por aqui.

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 41 completo pelo nosso canal do Spotify.