Autorresponsabilidade, Inteligência e Estratégia no Trabalho em Equipe

O episódio #08 do podcast Dom Universitário aborda o tema da autorresponsabilidade, inteligência e estratégia no trabalho em equipe.

Autorresponsabilidade

A professora Lorena Vedovato, membro do corpo docente do curso de psicologia do Centro Universitário UniDomBosco, que é a convidada do episódio, começa explicando que a autorresponsabilidade é a capacidade de assumir a responsabilidade pelos próprios atos e escolhas, e que isso é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Ela destaca que desde crianças somos ensinados a ter alta responsabilidade, mas muitas vezes não reconhecemos nossos próprios erros e preferimos culpar os outros. A autorresponsabilidade, portanto, é um exercício constante de reconhecer nossas falhas e assumir a responsabilidade por elas.

Inteligência Emocional

Ela também fala sobre a importância da inteligência emocional no trabalho em equipe, explicando que trata-se da capacidade de reconhecer e gerenciar as próprias emoções e as emoções dos outros, e que isso é fundamental para a construção de relacionamentos saudáveis e produtivos.

Inteligência Emocional no trabalho em equipe

A professora aponta que a inteligência emocional é especialmente importante no trabalho em equipe, pois é preciso saber lidar com as emoções dos outros e manter a harmonia e a produtividade do grupo. Ela dá algumas dicas para desenvolver a inteligência emocional, como praticar a empatia, ouvir ativamente e controlar as próprias emoções.

Estratégia

Lorena também fala sobre a importância da estratégia no trabalho em equipe. Ela explica que a estratégia é a capacidade de planejar e executar ações de forma eficiente e eficaz, e que isso é fundamental para alcançar os objetivos do grupo.

A estratégia é bastante relevante no trabalho em grupo, pois é preciso coordenar as ações de várias pessoas para alcançar um objetivo comum. Ela também dá algumas dicas para desenvolver a estratégia, como definir objetivos claros, identificar os recursos necessários e planejar as ações de forma detalhada.

profissionais-em-reuniao

Comunicação

Ela ainda fala sobre a importância da comunicação no trabalho em equipe, mostrando que trata-se da capacidade de transmitir informações de forma clara e eficaz, fator fundamental para o trabalho em equipe.

A comunicação é a base para a construção de relacionamentos saudáveis e produtivos, e é preciso saber se comunicar de forma clara e objetiva para evitar mal-entendidos e conflitos.

As dicas para melhorar a comunicação no trabalho em equipe passam por saber como ouvir ativamente, fazer perguntas claras e objetivas, e evitar julgamentos e críticas desnecessárias.

Liderança

A professora então fala sobre a importância da liderança no trabalho em equipe. A liderança é a capacidade de influenciar e motivar as pessoas a alcançar um objetivo comum, e que isso é fundamental para o sucesso do grupo.

Ela destaca que a liderança não é uma questão de cargo ou posição hierárquica, mas sim de habilidades e competências e dá mais algumas dicas, dessa vez para desenvolver a liderança, como ser um exemplo para os outros, motivar e inspirar as pessoas, e saber delegar tarefas de forma eficiente.

Sucesso profissional

Por fim, Lorena destaca que o trabalho em equipe é fundamental para o sucesso profissional e que é preciso saber lidar com as diferenças e conflitos para alcançar os objetivos do grupo.

Ela enfatiza que a autorresponsabilidade, a inteligência emocional, a estratégia, a comunicação e a liderança são habilidades fundamentais para o trabalho em equipe e que é preciso desenvolvê-las constantemente para alcançar o sucesso.

Conclusão

Em resumo, o oitavo episódio do podcast Dom Universitário aborda o tema da autorresponsabilidade, inteligência e estratégia no trabalho em equipe.

A professora Lorena Vedovato destaca a importância dessas habilidades para o sucesso profissional e dá algumas dicas para desenvolvê-las. Ela enfatiza que o trabalho em equipe é fundamental para o sucesso e que é preciso saber lidar com as diferenças e conflitos para alcançar os objetivos do grupo.

A participante

Lorena Vedovato é psicóloga formada no Centro Universitário UniDomBosco, com especialização voltada para a área da saúde. Atua como autônoma e trabalha no Núcleo de Apoio de Desenvolvimento Discente e Docente como Coordenadora do Núcleo de Empregabilidade aqui da instituição, com foco na acessibilidade escolar e empregabilidade.

Para saber mais sobre o curso de Psicologia do UniDomBosco e fazer sua inscrição, acesse o site por aqui.

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 08 completo pelo Spotify.