Imagem destacada do curso

Nefrologia e Hemodiálise

Pós-Graduação • Especialização

Apresentação

O novo curso de pós-graduação aplicada a Enfermagem, visa capacitar profissionais para atuação em serviços especializados de nefrologia de alta complexidade, abrangendo a prática clinica, prática técnica, gestão assistencial e operacional. Nossa equipe docente é formada por profissionais altamente qualificados e comprometidos em fornecer os conhecimentos mais atualizados e pertinentes nesta área e compartilhar sua experiência profissional.

Diferenciais

Aulas presenciais / Teóricas e Práticas clínicas / Uso de Equipamentos e insumos da hemodiálise/ uso de simulador realistico que substitui o doente renal crônico /Cenário realístico de um centro de hemodiálise.

Público

Enfermeiros (as)

Mercado

O cenário do cuidado renal no Brasil merece atenção. A organização Internacional Word Kidney Day estima que cerca de 850 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de doença renal crônica (DRC), representando 10% da população global. No Brasil. dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) em 2022 indicam que mais de 147 mil pacientes estão em diálise no país. Ainda segundo a SBN a estimativa é de que até 2040 a doença renal crônica possa ser a 5a maior causa de morte no mundo. (Fonte: Ministério da Saúde / dez 2021). A Doença Renal Crônica causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade. No Brasil, a estimativa é de que mais de dez milhões de pessoas tenham a doença. (Dados SBN relativos a 2022.) Este cenário desafia a capacidade do sistema de saúde e a capacidade técnicas necessária para os profissionais de atendem essa demanda crescente.

Entre os profissionais, o papel da equipe de enfermagem é crucial, sendo necessário um rigoroso treinamento que garanta a segurança e a eficiência dos tratamentos oferecidos ao doente renal crônico.

Professores

Marli Aparecida Rocha de Souza, Rucieli Toniolo e Bruno Gonçalves

última atualização em: 3 de abril de 2024