Imagem destacada do curso

Hematologia Clínica e Laboratorial

Pós-Graduação • Especialização

Apresentação

Com ampla oportunidade de conhecimento teórico e prático, a especialização em hematologia clínico laboratorial oferece ao aluno fomento para realização e interpretação de exames hematológicos; unindo a hematologia com os diversos setores do laboratório e as mais novas metodologias de diagnóstico e prognóstico com a clínicas das diversas entidades que acometem a hematologia e a onco-hematologia. O conteúdo do curso é voltado para o profissional que deseja fazer a diferença no mercado trabalho, compreendendo o paciente e somando com a equipe médica.

Assistir o paciente holisticamente, unificando condições hematológica, imunológica, bioquímica, microbiológica, parasitária com suas características clínicas. Identificar problemas pré-analíticos, analíticos e pós-analíticos que comprometam a realização dos exames hematológicos. Desenvolver medidas de padronização laboratorial, e de educação e prevenção de patologias à população. Conhecer técnicas moleculares e genéticas que fazem parte da rotina de diagnóstico e prognóstico na hematologia.

Diferenciais

Aulas presenciais / Práticas em laboratório / Professores do Mercado de trabalho.

Público

Profissionais da área da saúde

Mercado

Para o Brasil a OMS estima cerca de 1.000 pessoas com síndromes talassêmias; em 2021, segundo SAES, DAET e CGSH foram realizados 29.785 novos diagnósticos de coagulopatias e outros transtornos hemorrágicos; e o INCA estimou, para o triênio de 2023 a 2025, 12.040 casos de linfoma não Hodgkin (LNH) e 11.540 casos de leucemia. No mundo (2020), estimou-se 544 mil casos de LNH e 475 mil de leucemia, com aumento estatístico de 3% de novos casos ao ano. A hematologia é uma importante área da medicina, pois, fornece informações relevantes para todas as situações clínicas. A partir disso, o profissional que trabalha com hematologia no laboratório de análises clínicas deve estar informado e atualizado das alterações envolvidas desde uma simples condição fisiológica até uma doença rara. Diante dessa situação, a pós-graduação em Hematologia Clínico/Laboratorial é uma excelente opção para os interessados ​​na área. Isso permite que os alunos melhorem sua compreensão da integralidade do paciente, ao mesmo tempo em que consideram a importância da pesquisa colaborativa e interdisciplinar.

Professores

Dr. Marcos Kneip Fleury, Dr. Paulo Roberto Merísio e Dr Roberto Rosati

última atualização em: 3 de abril de 2024