Comissão Própria de Avaliação

A CPA – Comissão Própria de Avaliação é formada por membros da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. Esse colegiado tem o objetivo de planejar e executar a avaliação institucional seguindo as diretrizes do Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, estabelecido a partir da Lei 10.861, de 14 de abril de 2004.

 Ato de designação da CPA: Resolução 001/2022 CONSU/CONEPE

O que é a Avaliação Institucional?

A Comissão Própria de Avaliação Institucional do Centro Universitário UniDomBosco desde a homologação da Lei 10.861/04 estabelecida pelo SINAES até os dias de hoje permeiam quatorze anos de existência e de qualificação do trabalho das Instituições de Ensino Superior em todo o país a institucionalizarem os processos de autoavaliação. De um início meramente burocrático visto pela maioria das IES como marco regulatório e conforme presenciado nos seminários promovidos pelo INEP ao longo destes anos, vemos que as Comissões Próprias de Avaliação ocuparam seus espaços na ordem do dia das IES. Com uma estrutura abrangente, avaliando e mensurando as ações institucionais e subsidiando insumos para análises dessas ações, as CPAs assumem um papel relevante e fundamental na gestão das instituições. Seu aprimoramento ao longo desses anos comprova ser essencial no desenvolvimento das múltiplas áreas, principalmente na pedagógica. Com esses avanços as IES de todas as naturezas readequaram suas estruturas e avançaram a largos passos para grandes projetos de qualidade. Qualidade na prestação de serviços, qualidade na oferta de ensino, qualidade em sua infraestrutura e todas as demais dimensões do universo acadêmico.

O processo de avaliação institucional do Centro Universitário UniDomBosco, previsto em seu Regimento Geral e no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), está implantado plenamente, sendo reconhecido pela IES como condição necessária para o planejamento e as ações acadêmico-administrativas, visando à formação plena de seus acadêmicos, ao aperfeiçoamento de seu corpo docente e técnico-administrativo e ao serviço à comunidade externa vinculada.
Em 2014 a CPA da então a época Faculdade Dom Bosco esteve à frente de visitas para a confirmação da expansão enquanto IES. A principal delas foi a vista de Recredenciamento Institucional no mês de agosto onde a Faculdade Dom Bosco logrou conceito 4. Os trabalhos seguiram com o acompanhamento das implantações das atividades na modalidade EAD. O ano de 2014 foi o segundo ano do PDI 2013-2017 e a CPA fez o acompanhamento das ações programadas no documento.

Para o ano de 2015, a CPA da Faculdade Dom Bosco inicia sua expansão com o início dos cursos na modalidade EAD e que recebeu atenção no processo de implantação e desenvolvimento das aulas dessa modalidade. Não obstante, deu continuidade a projetos iniciados e zelou pelas propostas contidas no PDI.
Ainda no ano de 2015, a CPA da Faculdade Dom Bosco analisou as mudanças no Relatório Anual conforme orientação expressa pela Nota Técnica INEP/DAES/CONAES nº 65. A partir de 2016 seu formato será remodelado e por consequência, a CPA assumirá as novas responsabilidades. A medida baliza as ações de avaliação por ser um instrumento fidedigno proporcionando insumos para o desenvolvimento e execução das ações propostas no Projeto de Desenvolvimento Institucional. Além de basear-se nesse instrumento, a CPA ficará atenta às demandas institucionais naturais da sua organização.
No ano de 2017, a Faculdade Dom Bosco recebe a visita in loco para Credenciamento para Centro Universitário. Na ocasião, recebeu nota máxima – conceito 5 – da comissão de especialistas tendo sua organização administrativa reconhecida e homologada. No ano de 2022 recebemos  26  visitas in loco para credenciamento e recredenciamento nas duas modalidades de ensino EAD e Presencial, com resultados preliminares bastante positivos.

O grupo gestor Dom Bosco juntamente com a CPA aponta para uma construção coletiva e participativa da comunidade acadêmica nos projetos institucionais. O processo determinado pela CPA visa sempre à construção de uma cultura avaliativa e de adequar constantemente os questionários aplicados correlacionando com o que é definido pelo PDI. A CPA Dom Bosco entende que a realidade apresentada e vivida pela comunidade acadêmica é diferente dia a dia, portanto, o que se avalia deve estar adequado a essa realidade.

Com essa preocupação, todos os processos de avaliação são revistos antes de suas aplicações, fundamentados nos objetivos e respostas que se almeja alcançar com a mesma, definindo uma avaliação que prima pela neutralidade e aponta para fragilidades e potencialidades da IES. Nesse processo, os indicativos que emergem da avaliação institucional, subsidiam a avaliação do PDI destacando potencialidades e fragilidades para que esse documento seja constantemente revisado e acompanhado efetivamente. Dada a sua ampliação significativa nos últimos anos, o Centro Universitário UniDomBosco entende que os desafios para promoção da formação com excelência e qualidade de seus acadêmicos tornam- se mais amplos. Para tanto a CPA terá atividade fundamental para atingir esse objetivo. É dessa maneira que o Centro Universitário UniDomBosco compreende os processos desenvolvidos pela CPA.

O objetivo dessa consonância entre IES e CPA é de garantir uma maior responsabilidade no processo de gestão dando foco no período de 2020 a 2024 para melhorias no acompanhamento acadêmico. Conforme disposto em seu regimento, a Missão da CPA é conduzir todo processo de aferição do desempenho institucional, de maneira independente, tratando com responsabilidade os resultados obtidos, no sentido de propor as soluções cabíveis aos problemas e participar efetivamente no desenvolvimento global da instituição.

Buscar na vivência e comunicação acadêmica o contexto necessário para a construção de instrumentos avaliativos que permitam o fluxo constante de informações que criem um cenário em movimento. Os processos avaliativos do Centro Universitário UniDomBosco semestralmente têm uma grande gama de informações sobre várias atividades e áreas da instituição. Essa diversidade de dados exige a criação de um modelo integrado de avaliação que congregue dados oriundos de diferentes práticas e que contemple, de modo abrangente, as principais atividades da instituição. Como uma proposta a longo prazo, anualmente serão designadas áreas específicas para análise além daquelas que são tradicionalmente avaliadas.

Ainda, a CPA do Centro Universitário UniDomBosco utiliza-se de outros meios para gerar insumos para a compreensão da realidade avaliada. Alguns exemplos que serão abordados na sequência com maior propriedade são dados oriundos da Ouvidoria, de avaliações externas como o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), avaliações de comissões de especialistas do MEC, dentre outros.

A Avaliação Institucional prima por ser transformadora tendo como princípios a confiabilidade, agilidade, transparência, autonomia, consistência e abrangência. Tendo em vista essas necessidades, os objetivos propostos no regimento da CPA são:

  • Assumir a responsabilidade pela condução dos procedimentos de avaliação interna do Centro Universitário UniDomBosco, pela sistematização e pela prestação das informações solicitadas pela CONAES.
  • Avaliar o PDl atuando de maneira autônoma em relação aos conselhos superiores da instituição e demais órgãos colegiados existentes na mesma.
  • Estimular com promoção meios para a participação de todos os segmentos da instituição, bem como da sociedade civil organizada.
  • Elaborar os mecanismos a serem implementados no processo avaliativo, bem como suas formas de tabulação e aproveitamentos dos resultados obtidos.
  • Cumprir e fazer cumprir o regulamento próprio do sistema de avaliação institucional do Centro Universitário UniDomBosco.
  • Promover o espírito de cultura avaliativa, presencial e à distância no Centro Universitário UniDomBosco. 

Contato: cpainterno@dombosco.sebsa.com.br

Quais são os membros da CPA na UniDomBosco?

Ciro Francisco Burgos Fernandez: Coordenador da CPA

Guilherme Stival Gaspari: Representante docente

Cristiano Dionísio: Representante docente

Sueli Regina Glasmeyer: Representante do corpo técnico-administrativo

Thiago Nashimoto Ruiz: Representante do corpo técnico-administrativo

Regiane Waldhauer: Representante discente

Katiane dos Santos: Representante discente

Milton Kubicke Rech: Representante da comunidade externa

Chafi Rimi Filho: Representante da comunidade externa

Relatório de auto-avaliação

Apresentamos os relatórios completos sobre a avaliação institucional para conhecimento da comunidade acadêmica.

última atualização em: 10 de maio de 2023